Cepheid Talks

Doença mental: atividade física como «parte integrante do tratamento clínico»

Promover um debate sobre a importância da atividade física como "parte integrante do tratamento clínico na população com doença mental" é o principal objetivo do I Congresso de Atividade Física e Saúde Mental.

Além de estudantes e profissionais da área das Ciências do Desporto das Ciências da Saúde, o evento é também dirigido a médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais.

Agendado para dia 11 de outubro, o congresso visa também ser um contributo para "estimular a formação especializada de diferentes profissionais da área das Ciências do Desporto e das Ciências da Saúde, no âmbito da Saúde Mental".



Partilha de boas práticas

A realização da iniciativa é uma forma da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) assinalar uma década de um projeto que tem coordenado. Ao longo destes anos, "Saúde Mental em Movimento" tem promovido, na zona do Grande Porto, a prática regular de atividade física em pessoas com doença mental grave, sendo esta uma oportunidade para partilhar experiências e boas práticas, tanto ao nível da intervenção como da investigação.


De acordo com Rui Corredeira, presidente da reunião, o programa contempla "uma seleção de conferencistas que representam instituições de referência no âmbito da Saúde Mental e que integram a atividade física na reabilitação psicossocial da pessoa com doença mental".

Deste modo, acrescenta o professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), "será dado primordial destaque às boas práticas clínicas relacionadas com a implementação de programas regulares de atividade física específicos para esta população".

Assim, o objetivo é que esta seja uma oportunidade de "partilha de metodologias e estratégias de intervenção, bem como de identificação de barreiras e carências a serem ultrapassadas".

A reunião termina precisamente com o lançamento do livro "Manual de Boas Práticas em Atividade Física na Doença Mental Grave".

O programa pode ser consultado aqui.

A inscrição é gratuita para estudantes, tendo um custo de 10€ para profissionais.
Para mais informações: saudemental.movimento@fade.up.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda