Encontro da Primavera da USF-AN vai debater a avaliação de desempenho das equipas
É sob o lema "USF: Do desempenho à sustentabilidade" que se realiza, dia 4 de abril de 2025, o Encontro da Primavera da Associação Nacional das USF (USF-AN).
Filipa Cartaxo, presidente da Comissão Organizadora, chama a atenção para os atuais desafios que o SNS enfrenta, "como a gestão dos CSP no modelo ULS (Unidade de Local de Saúde), a generalização do modelo B sem equipas de acompanhamento em proximidade, a abertura ao modelo C, a revisão dos critérios e condições para a atribuição de incentivos financeiros, a alteração na acessibilidade aos cuidados de saúde em, caso de doença aguda".
E explica que é nesse contexto que o Núcleo de Coimbra da USF-AN promove este evento, "dedicado a todos os profissionais que querem ser vozes ativas na discussão das respostas aos desafios que as USF encontram atualmente".
Desta forma, "com foco nos profissionais", Filipa Cartaxo afirma que será discutido "talento e bem estar, não esquecendo as questões do dia a dia relacionados com avaliação de desempenho das equipas e a resposta em situações de doença aguda".
A reunião tem início com uma intervenção sobre "Burning out - a realidade dos profissionais de saúde". Moderada por Inês Cordeiro, médica interna de MGF da USF Fernando Namora, a preleção estará a cargo da psiquiatra Carolina Roque, médico do IPO de Coimbra.
O programa e outras informações podem ser consultadas aqui.