KRKA

Encontro Musical Inter-Hospitalar: convívio «ajuda a resolver situações no hospital»

A participação do grupo espanhol Coral Polifónica do Hospital de Pontevedra, “O Chopo”, foi a novidade em mais uma edição do Encontro Musical Inter-Hospitalar. Numa iniciativa inédita até hoje, o grupo do país vizinho juntou-se a oito outros grupos portugueses para a décima nona edição do encontro, que faz já parte da tradição e todos os anos junta as casas do pessoal dos centros hospitalares portugueses de Norte a Sul do país.



Integração dos profissionais, "seja qual for a sua categoria"

Este ano, o evento decorreu no Porto, no Hospital de Santo António (HSA), organizado pela Casa do Pessoal do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP).

Nádia Cunha, responsável do grupo coral do CHUP, sublinha que esta iniciativa tem sobretudo como objetivo "a integração dos profissionais de saúde das diversas instituições que nela participam, seja qual for a sua categoria".

Neste momento, do grupo coral do CHP fazem parte enfermeiras, assistentes operacionais e assistentes técnicas, mas Nádia lembra que o grupo já incluiu médicos e apenas a dificuldade em estar presentes nos ensaios levou à sua desistência.


Coro da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

Convívio "ajuda a resolver situações no hospital"

Atualmente, com 38 elementos, o grupo coral do CHUP juntou-se a outros oito grupos e assim se promoveu uma iniciativa que visa sobretudo o convívio entre profissionais "que se dedicam, de corpo e alma, ao cuidado do doente".

Aliás, Nádia Cunha assegura que os laços criados nesta atividade lúdica "se transportam, por vezes, para o plano profissional e não raras vezes a proximidade gerada nos palcos é uma ajuda a resolver situações no hospital". Esse, diz mesmo, “era, e continua a ser, um dos objetivos principais” da existência destes grupos.



Uma atividade comum que facilita "uma melhor articulação"

O enfermeiro Eduardo Alves, presidente da Casa do Pessoal do CHUP, destacou como principal objetivo do Grupo Coral o proporcionar uma atividade comum aos profissionais daquele Centro Hospitalar, “contribuindo assim para uma melhor articulação das diversas unidades e serviços e uma maior integração do CHUP no meio sociocultural envolvente".


Comissão Organizadora: Francisco Monteiro, Nuno de Sousa, Nadia Cunha, Fernando Almeida, Clara Claro, Manuel Claro e Luís Mateus

Este grupo nasceu no contexto da formação do então Centro Hospitalar do Porto, juntando o Hospital de Santo António, a Maternidade Júlio Dinis, o Hospital Maria Pia e o Hospital Joaquim Urbano. Desde então, tem participado em vários eventos, entre os quais missas de aniversário institucionais, Dia da Mãe na Maternidade, jornadas, missas de celebração de casamentos e, anualmente, no Encontro Nacional Inter-Hospitalar de Coros.



Neste XIX Encontro Musical Inter-Hospitalar participaram, para além do Grupo Coral da Casa do Pessoal do CHUP:
- o Grupo Coral do Hospital de Santo André;
- o Grupo de Fado e Flamengo do Hospital Júlio de Matos;
- o Grupo Coral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra;
- o Grupo Cultural e Recreativo do Hospital de São João;
- o Grupo Cultural e Musical da Casa de Pessoal do Hospital das Caldas da Rainha;
- a banda Haja Saúde, da Casa de Pessoal do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio;
- o Grupo de Cantares da Casa de Pessoal do Hospital da Figueira da Foz;
- o grupo espanhol Coral Polifónica do Hospital de Pontevedra.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda