KRKA

Enfermeira do CHUC vence Prémio Europeu de Excelência na Prática de Enfermagem

A enfermeira e assistente convidada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Márcia Noélia Pestana-Santos, foi distinguida, esta quinta-feira, com o Prémio Europeu de Excelência 2020 na Prática de Enfermagem, atribuído pela Sigma Europa - Sociedade Honorífica de Enfermagem.

De acordo com a ESEnfC, a especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, a exercer desde 2005 no Bloco Operatório do Hospital Pediátrico de Coimbra - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra "foi distinguida no âmbito de uma avaliação por nota curricular, na qual foram apreciados aspetos como a compaixão e a atenção nos cuidados prestados, a prática clínica baseada na evidência científica e a promoção de planos de atendimento individualizados". 


Márcia Noélia Pestana-Santos

A Sigma Europa considerou, também, que a enfermeira Márcia Pestana-Santos "atua como inspiração para colegas, pacientes e familiares".

A enfermeira natural da ilha da Madeira (freguesia de Estreito de Câmara de Lobos), que já havia recebido outros cinco prémios ou honras, coleciona assim mais um “título”, concedido esta semana, durante a 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, que hoje termina e que está a ser organizada pela ESEnfC e pelo Capítulo Phi Xi da Sigma, constituído na ESEnfC em setembro de 2011.

Para a enfermeira, trata-se naturalmente de "uma satisfação enorme", desde logo porque se trata do "reconhecimento internacional de uma enfermeira portuguesa a trabalhar em Portugal", mas não só.

Na sua opinião, esta é também "uma responsabilidade acrescida" no sentido de "trabalhar continuamente e sempre para melhorar o que se fez até ao momento na prática clínica".



Licenciada em Enfermagem (pela então Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca), mestre em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto) e a frequentar estudos de doutoramento em Enfermagem (também no ICBAS), a enfermeira e docente na ESEnfC é, ainda, pós-graduada em Enfermagem de Anestesiologia.

Na ESEnfC, Márcia Pestana-Santos leciona a área curricular de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e orienta ensinos clínicos de Cuidados Primários/Diferenciados. É, ainda, investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela ESEnfC.

Em 2020, foram ainda vencedores dos Prémios da Sigma Europa de Excelência 2020 (nas categorias de Educação em Enfermagem e Investigação em Enfermagem), respetivamente, os professores Peter Vermeir (Bélgica) e Jan Dewing (Reino Unido).

Perto de 280 congressistas de 28 países dos cinco continentes participam, durante dois dias (28 e 29 de maio), na 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, este ano organizada num formato à distância (videoconferências), em virtude do contexto de pandemia por coronavírus.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda