Cepheid Talks

Enfermeiras do CHEDV criam Associação Portuguesa de Investigação e Inovação em Enfermagem

"Pretendemos ser uma associação proativa, inovadora e que contribua para o empoderamento da enfermagem", afirma Carla Oliveira Reis, presidente da recém criada Associação Portuguesa de Investigação e Inovação em Enfermagem (APIIE).

Em declarações à Just News, a enfermeira explica que este projeto visa "representar os enfermeiros que se interessam, gostam e se sentem motivados em investigar e inovar em enfermagem. O objetivo máximo consiste na promoção do conhecimento novo para a disciplina e para a profissão."

Na sua opinião, "a investigação e inovação em Enfermagem desempenham um papel crucial no avanço da prática clínica, melhoria dos cuidados de saúde e desenvolvimento e empowerment da profissão". E foi precisamente por este motivo que a associação foi criada em abril.

A vice-presidente da Associação, Viviana Bernardes, acredita que este projeto "é mais um passo importante para o desenvolvimento da Enfermagem, enquanto profissão e ciência". As duas responsáveis são especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV), bem como investigadoras do Instituto Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa do Porto.


Carla Oliveira Reis e Viviana Bernardes


De carácter nacional... e com vontade de "dar o salto"

Se é certo que a APIIE "pretende ter o cariz nacional", é igualmente assumido que se pretende ir mais além, conforme explica Carla Oliveira Reis:

"O nosso maior objetivo é criar uma Associação que possa crescer com um propósito comum... a nível nacional e quiçá podermos um dia associarmo-nos a outros núcleos mesmo internacionais, com a ambição de levar tudo que de bom e inovador é feito em Enfermagem em Portugal para o Mundo. Os enfermeiros portugueses, são muito profissionais, com uma formação de grande qualidade, mas, falta-nos dar o salto para demonstrarmos para além das fronteiras o melhor que é a Enfermagem Portuguesa em termos de Investigação e Inovação."

Investigação no CHEDV

A promoção da investigação não foi esquecida também a nível local, tendo as duas responsáveis já apresentado um projeto à Administração do CHEDV para a criação de um núcleo de investigação, "à semelhança do que outros colegas já conseguiram implementar nas suas unidades".

Entretanto, conforma explica, tem sido já desenvolvido algum trabalho. Recentemente, ao longo do ano 2023, e fruto da parceria do CHEDV com o Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance (CAC-EMHA), "deu-se início um ciclo de formação gratuita em investigação clínica aberto a todos os profissionais".

De acordo com Viviana Bernardes, a mesma parceria "originou a abertura de bolsas de apoio à investigação, onde foi aberto um concurso para 3 bolsas de projetos de investigação e 3 bolsas para realização de mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos".

E, na sequência destas iniciativas, salienta Carla Oliveira Reis, "apresentámos um projeto a realizar no CHEDV, com a finalidade em fortalecer as iniciativas e criar estratégias que incentivem a investigação, por parte de todas as classes profissionais, projeto este, que foi contemplado com uma bolsa".

"Desenvolvimento da Enfermagem como profissão e ciência"


Relativamente aos próximos passos a dar, Viviana Bernardes assegura que a APIIE pretende "criar parcerias com as restantes associações nacionais de Enfermagem por forma a permitir organização de diversos eventos de cariz científico para dar a conhecer e disponibilizar conteúdos considerados pertinentes". O propósito é claro:

"Queremos contribuir para que todos os enfermeiros que queiram desenvolver investigação, o façam com rigor e método que permita a divulgação de todo o conhecimento criado na Enfermagem Portuguesa."

Carla Oliveira Reis acrescenta que é também um objetivo dos membros da APIIE desenvolver um canal que permita que todos os membros associados possam interagir, por forma a se sentirem apoiados enquanto desenvolvem os seus projetos". Pretende-se, assim, que a Associação seja considerada como "uma parceira no desenvolvimento da investigação".

Faz ainda questão de sublinhar que todos os membros que constituem a associação "têm formação e experiência em investigação, tendo todos como objetivo o desenvolvimento da Enfermagem como profissão e ciência".

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda