KRKA

HGO reuniu especialistas em angioplastia pulmonar por balão em «Meet the Experts»

Integrado no Congresso South Side of the Heart (SSH) 2018, que se realizou de 26 a 28 de setembro, em Almada, a Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Garcia da Orta (HGO) acolheu, no primeiro dia, uma sessão prática intitulada Meet the Experts.

Esta iniciativa contou com a presença de peritos em angioplastia pulmonar por balão, como Yu Taniguchi, da Universidade de Kobe, no Japão, e Rita Calé, cardiologista de intervenção do HGO e membro da Comissão Organizadora do evento.



“A Meet the Experts decorreu de forma muito informal o que convidou à partilha de conhecimento e experiência. Considero estas sessões práticas, que decorrem no laboratório de hemodinâmica, muito produtivas do ponto de vista formativo”, indica Rita Calé. E acrescenta:

“Sendo uma técnica em desenvolvimento nos centros de referenciação nacionais de hipertensão pulmonar, torna-se importante reunir esforços e integrar conhecimentos para que a técnica possa crescer e evoluir em Portugal.”

A sessão contou ainda com peritos na área da hipertensão pulmonar do Hospital Garcia de Orta, e em Imagiologia Cardíaca do Centro Hospitalar e Lisboa Ocidental.



Intervenção ativa nos três casos

Os participantes, provenientes do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Hospitais Universitários de Coimbra e Hospital de Santo António, no Porto, puderam intervir ativamente em três casos de angioplastia pulmonar orientados pelos peritos.



Antes de cada intervenção e após discussão multidisciplinar de cada um dos casos, segundo o modelo de heart team, foi adicionalmente apresentada a evidência científica subjacente a cada um dos contextos.

De acordo com Maria José Loureiro, coordenadora da Unidade de Hipertensão Pulmonar e também membro da Comissão Organizadora do SSH 2018, a realização deste evento deu-lhes a oportunidade de partilhar a experiência do seu centro na área da doença pulmonar tromboembólica crónica.



“Do coorte total de indivíduos que nos foram referenciados, 50% foram intervencionados cirurgicamente e cerca de 20% beneficiaram de intervenção percutânea”, indica.

E Maria José Loureiro conclui: “Neste âmbito, apresentámos os resultados iniciais do nosso programa de angioplastia pulmonar de balão, estratégia terapêutica iniciada no nosso centro em dezembro de 2017 e que oferece a doentes considerados inoperáveis ou com hipertensão pulmonar residual após cirurgia uma opção terapêutica adicional à terapêutica com vasodilatador pulmonar específico.”


Hélder Pereira, diretor do Serviço de Cardiologia, com os elementos da Comissão Organizadora do South Side of the Heart 2018: Rita Calé, Inês Cruz e Maria José Loureiro 


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda