Cepheid Talks

Amigas do Peito assinalam o mês do cancro da mama com exposição fotográfica em Santa Maria

Até ao final do mês de outubro está patente no átrio principal do Hospital de Santa Maria a exposição "Retratos (não) caducados", do fotógrafo alemão Uli Schmidt. Esta é a mais recente iniciativa promovida pela Associação Amigas do Peito, presidida por Emília Vieira, cirurgião oncológica no Centro Hospitalar Universtário Lisboa Norte (CHULN).


Uli Schmidt e Emília Vieira

A médica e responsável pela associação considera que o conjunto de fotografias que estão em exposição revelam "essa força das mulheres", fazendo alusão à obra do fotógrafo alemão, que dá uma atenção especial ao papel das mulheres na sociedade.

Por outro lado, e afirmando tratarem-se de "retratos complexos", Emília Vieira faz a ponte com o impacto da covid-19 no dia-a-dia das pessoas e o isolamento a que muitos homens e mulheres se viram forçados. Como resultado, "mais pessoas chegaram com cancro avançado ao nosso hospital".

Para o fotógrafo Uli Schmidt, a decisão de se associar a esta iniciativa foi muito fácil de tomar, com o propósito de "ajudar as Amigas do Peito e motivar as pessoas a refletirem sobre a nossa sociedade".



A exposição fotográfica foi uma das ações realizadas pelas Amigas do Peito para assinalar o mês de outubro, mês de sensibilização para o cancro da mama, que contou de imediato com o apoio e envolvimento do CHULN, incluindo a intervenção do diretor clínico, Luís Pinheiro, na sessão de inauguração.



Criada em 2008, a Associação Amigas do Peito ajuda as doentes desde o diagnóstico ou a suspeita de um diagnóstico e que presta apoio através da partilha de experiências, psicoterapia, apoios jurídicos e terapêuticas complementares.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda