Faculdade de Medicina de Coimbra tem seis novos professores catedráticos
Realizou-se esta sexta-feira a cerimónia de tomada de posse de seis novos professores catedráticos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC): o internista Armando de Carvalho, o pediatra Carlos Alberto Gonçalves, o pneumologista Carlos Robalo Cordeiro, o cardiologista Lino Gonçalves e os médicos dentistas Eunice Carrilho e Fernando Guerra.
Armando Carvalho, eleito para discursar pelos seis docentes, afirmou que é com “gratidão e compromisso” que assumem este título. “Tal só foi possível porque encontrámos uma escola que nos acolheu e nos formou e à qual servimos com lealdade e dedicação”, referiu.
E mencionou, dirigindo-se a Duarte Nuno Vieira, diretor da FMUC, e a João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra: “Contem com a nossa lealdade e determinação. Tudo faremos para dignificar a Faculdade e a sua progressão nacional e internacional.”
"Ampliar os ideais universitários"
De seguida, Duarte Nuno Vieira felicitou os seis catedráticos, agradecendo-lhes a colaboração que têm dado à Faculdade. “Aproveitem esta nova etapa para meditar sobre o passado e pensar no futuro”, aconselhou. E acrescentou: “Procurem ampliar e melhorar da melhor forma os ideais universitários e que o façam porque assim deve ser.”
"Um passo intermédio"
João Gabriel Silva mencionou que a entrada, no momento certo, de gente com sangue e energia novos dá resultados e faz a diferença. “É isso que esperamos”, afirmou.
O reitor fez ainda referência à atual conjuntura económica, afirmando esperar que não se façam mais cortes adicionais e pedindo que se faça melhor com o mesmo orçamento. “Ser professor catedrático não é o fim da carreira, é um passo intermédio, pois, queremos ver todo o vosso potencial”, salientou, terminando: “Temos uma enorme esperança em vós.”
No início da cerimónia, que se realizou na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, os seis docentes prestaram o seu compromisso de honra e procederam à assinatura dos contratos de trabalho em funções públicas como professores catedráticos.