KRKA

First Touch Ginecologia forma internos do 1.º ano em cirurgia minimamente invasiva

Apostar na formação prática dos internos de 1.º ano de Ginecologia/Obstetrícia de 2021 é o principal objetivo da segunda edição do First Touch Ginecologia, em formato misto este ano.

“A participação de diferentes especialidades cirúrgicas é outro ponto a destacar e que é muito enriquecedor e útil para os futuros especialistas”, disse Cláudia Andrade, ginecologista/obstetra no CHUC e responsável pelo curso, juntamente com Fernanda Águas, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia.

Por causa da pandemia, o curso que conta com uma “forte componente prática” está a decorrer, para já, online, tendo sido realizados dois webinars nos passados dias 12 e 19 de dezembro, estando ainda disponível toda a componente teórica e de avaliação em www.lap-school.com.

“Para quem chega à especialidade é uma forma de se preparar mais facilmente, adquirindo todos os conceitos teórico-práticos necessários ao início da especialidade, incluindo uma introdução à cirurgia minimamente invasiva”, indicou Cláudia Andrade, em entrevista à Just News.


Cláudia Andrade

Apesar de ainda não ter a certeza da data da componente mais prática, por causa do aumento de casos de covid-19 a nível nacional, a responsável salienta que vai ser um dos pontos altos da formação. “Entregamos sempre endotrainers, com pinças e material de treino, para que cada um possa treinar em casa as técnicas laparoscópicas.”

Esta componente torna-se ainda mais essencial, na sua opinião, face à atual realidade. “As formações têm sido canceladas por causa da pandemia e os jovens internos têm menos acesso a esta prática; daí que este curso se torne ainda mais fundamental.”

Recorde-se que o First Touch Ginecologia teve a sua primeira edição no ano passado, no âmbito da Braga Surgical Week, promovida pela First Touch Academy. A Braga Surgical Week iniciou-se, em 2018, apenas com a Cirurgia Geral, tendo-se expandido em 2020 à Ginecologia, à Cirurgia Pediátrica e à Urologia.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda