FMUL acolheu lançamento do projeto FH-EARLY sobre Hipercolesterolemia Familiar
Este mês arrancou oficialmente o projeto FH-EARLY sobre Hipercolesterolemia Familiar (FH), uma condição de alto risco cardiovascular. O projeto é liderado pela Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina - Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (AIDFM-CCUL) e coordenado por Fausto Pinto.
A primeira reunião, que decorreu no dia 23 de janeiro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), contou com a participação de representantes de 15 instituições líderes de toda a Europa, Líbano e Turquia que compõem o consórcio.
Foi também salientado pela AIDFM-CCUL que este encontro marcou não apenas o início do projeto, "mas também o objetivo de transformar a forma como a Hipercolesterolemia Familiar (FH) é diagnosticada e gerida, colocando os doentes, as famílias e o cuidado personalizado no centro da inovação".
O consórcio reúne especialistas nas áreas de genómica, bioinformática, inteligência artificial, cuidados clínicos e defesa dos direitos dos doentes, com o objetivo de "desenvolver soluções inovadoras para o diagnóstico e gestão da FH, uma condição que afeta mais de 30 milhões de pessoas no mundo, mas é diagnosticada em menos de 10% dos casos".
"Uma esperança concreta para milhões de pessoas"
De acordo com a Associação, o FH-EARLY é "um projeto único, que combina a investigação básica e clínica com as ciências sociais e comportamentais, criando um ciclo de inovação que coloca os doentes no centro do processo".
É ainda destacada "a abordagem colaborativa e centrada no doente, que envolve também pessoas jovens e seus cuidadores no desenvolvimento das soluções, promete mudar a forma como a FH é diagnosticada e tratada".
Com o apoio de um consórcio internacional de especialistas, o projeto posiciona-se, assim, como "uma esperança concreta para milhões de pessoas afetadas pela FH, oferecendo uma nova perspetiva para aqueles que ainda enfrentam os desafios dessa condição frequentemente negligenciada".
Com término previsto a 31 de dezembro de 2028, o projeto de investigação “FH-EARLY: Novas Estratégias para o Diagnóstico Precoce, Estratificação de Risco e Co-gestão da Hipercolesterolemia Familiar” pretende marcar o "início de uma nova era na medicina de precisão e no cuidado centrado no doente com FH". O projeto é financiado no âmbito do programa HORIZON Research and Innovation Actions.