My Servier

Gestão de doentes crónicos: Enfermagem Médico-Cirúrgica partilha «resultados fantásticos»

Ândrea Figueiredo é categórica ao afirmar que os enfermeiros devem investir na referenciação dos doentes para os colegas com competências mais desenvolvidas nas determinadas áreas.

Esta enfermeira, que é presidente da Direção da Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica (AEEMC), recorda que “o ganho está no trabalho conjunto”, e lança o convite à classe a juntar-se ao próximo webinar, “A vida para além da doença crónica: o impacto da Enfermagem Médico-Cirúrgica Especializada”, na próxima terça-feira.

Este será o segundo webinar organizado pela AEEMC, desta vez dedicado à pessoa com doença crónica.


Ândrea Figueiredo

Entre as principais temáticas a abordar, a responsável destaca a importância do enfermeiro especialista na gestão dos surtos nas estruturas residenciais para pessoas idosas e os desafios que se colocam atualmente aos enfermeiros desta especialidade.

Também a intervenção do enfermeiro no sentido de direcionar os cuidados e ir ao encontro dos objetivos da pessoa com doença crónica será uma área a abordar. Como a profissional salienta, “muitas vezes, ao vermos a pessoa através dos nossos olhos, não percecionamos aquilo que de facto ela quer atingir nem qual a sua definição de qualidade de vida”.



O programa do evento contará ainda com a participação de elementos de duas equipas de gestão de caso, relativas ao Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade − uma delas hospitalar e outra relativa aos Cuidados de Saúde Primários−, a fim de “partilhar os resultados fantásticos, quer para os serviços de saúde, quer para os doentes”.

Como Ândrea Figueiredo realça, “o ganho está no trabalho conjunto e, por isso, temos de ganhar o hábito de referenciar para os colegas com competências mais desenvolvidas numa determinada área, que poderão fazer a diferença”.

A título de exemplo, identifica o tratamento de feridas como uma das áreas de diferenciação do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.



Este webinar ficará marcado ainda pela presença de uma médica pediatra que irá partilhar o seu testemunho enquanto doente renal crónica que realiza hemodiálise. “Qual é o impacto dos enfermeiros na sua qualidade de vida e qual é a sua perceção quanto à importância do enfermeiro especialista” são questões que Ândrea Figueiredo conta ver respondidas nesta palestra.

Agendado para dia 11 de maio, às 21h, este webinar (de inscrição gratuita) conta com o apoio da Escola Superior de Saúde de Setúbal, da Plataforma Saúde em Diálogo e da Associação Portuguesa de Enfermagem de Diálise e Transplantação.

Recorde-se que a AEEEMC organizou o seu primeiro webinar 2021 no passado dia 19 de abril, dedicado ao tema Covid-19: Desafios nos Cuidados Paliativos. O terceiro evento digital está já agendado para dia 18 de junho, tratando-se do 2.º Seminário de Enfermagem em Emergência Extra-Hospitalar.

“Enquanto associação, queremos ser ativos, dinâmicos e cooperantes”, afirma, sublinhando que “juntos, sabemos que conseguimos chegar a mais enfermeiros e doentes”.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda