Cepheid Talks

GIMGAS: Jornadas de médicos internos para «pensar além da pandemia»

“Desenho Infantil”, “Competência Cultural em MGF” e “IST e profilaxia pré-exposição sexual” são algumas das temáticas das 8.as Jornadas GIMGAS – Grupo de Internos de Medicina Geral e Familiar de Almada-Seixal, que decorrem entre 13 e 14 de setembro.

Para Luísa Pereira, da comissão organizadora e interna do 3.º ano de MGF da USF Costa do Mar, o evento é “uma rede de partilha de informação de e para internos”, mas cada vez mais orientada para a comunidade MGF em geral.

Por causa da pandemia, este ano as Jornadas serão híbridas, realizando-se alguns workshops em formato presencial, no Centro de Formação da Sobreda, e outros online. As temáticas abordadas vão ao encontro do que tem sido proposto por participantes anteriores, sendo que, no momento atual, a maior necessidade é falar sobre temas não covid.

“A pandemia alterou muito a nossa formação como internos e, mais que nunca, é preciso dedicarmos algum tempo a outras patologias e pensar além da pandemia”, indicou Luísa Pereira, em declarações à Just News.


Luísa Pereira (ao centro) com outros colegas da organização: Rui Malha (USF Fernão Ferro +) e Patrícia Figueiredo (USF Sobreda)


Uma das temáticas menos habitual neste tipo de iniciativas é “Desenho Infantil”, que vai ter como palestrante a pedopsiquiatra Francisca Magalhães do Hospital D. Estefânia – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.


“O médico de família deve ter conhecimento de diferentes ferramentas que permitam uma melhor comunicação com todos os elementos da família e, como é uma área pouco aprofundada no curso de Medicina, consideramos que vai ser um momento importante para todos.”

No caso do tema de “Competência Cultural em MGF”, vai contar-se com a presença das médicas de família Sara Ferreira (USF Servir Saúde) e Marta Ruivo (USF Baixa), assim como da assistente social Marília Oliveira do GAT Portugal. “Há cada vez mais utentes que são imigrantes e sentimos a necessidade de conhecer esta nova realidade, para darmos a melhor resposta possível.”

No caso das IST, a interna considera que é outro assunto que, apesar de ser abordado na Faculdade, deve ser aprofundado para se otimizar os cuidados à população. A apresentação caberá a Miguel Duque, infeciologista do Hospital Garcia de Orta.

Os participantes podem ainda aprender ou consolidar conhecimentos noutros temas também “fundamentais na prática clínica diária da MGF”, tais como insulinoterapia, vertigem, investigação em MGF, hipocoagulação, SBV+DAE, doenças autoimunes, saúde mental na grávida e puérpera e sinais de alarme no neurodesenvolvimento.



8.ª Reunião de preparação do GIMGAS 2021

"… é preciso sair do nosso espaço habitual”

Recorde-se que o GIMGAS nasceu de um pequeno grupo de internos, em 2008, que tinham como propósito “ultrapassar os constrangimentos do isolamento no exercício da prática clínica”.

Desde então, a principal novidade foi a criação, em 23 de junho do ano passado, da Associação GIMGAS, com a ajuda de antigos membros e outros profissionais do ACES Almada-Seixal.

“Continuamos a sentir que é preciso sair do nosso espaço habitual, para partilharmos conhecimentos e experiências, e isso tem sido possível, inclusive, fora de Almada-Seixal, porque no ano passado tivemos de ter um evento online, com participação de colegas de outras regiões do país”, especificou Luísa Pereira.

A troca de ideias não é a única vantagem, já que a aproximação aos cuidados hospitalares também sai reforçada com este tipo de iniciativas, segundo a responsável.

As Jornadas contam com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, do ACES Almada-Seixal, da USF-AN e do Hospital Garcia de Orta.  


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda