HOPE 2014: desafios e avanços no tratamento do cancro

Dia 1 de novembro, sábado, realiza-se, na Pousada de Cascais, a reunião HOPE - Hematologia e Oncologia para especialistas. O encontro científico, organizado pela Amgen desde há alguns anos, reúne, nesta 6ª edição, palestrantes nacionais e internacionais nas áreas da Hematologia e Oncologia, com o objetivo de debater os principais desafios e avanços no diagnóstico e tratamento do cancro.

No primeiro painel vão ser debatidos temas como a imunologia do cancro, diagnóstico e tratamento de LLA, mieloma múltiplo, cancro colorretal e gástrico em estadio avançado. Será também abordada a temática da medicina personalizada e biomarcadores e ainda as metástases ósseas e melanoma.
 
Num segundo painel, Maria João Valente Rosa, professora de Sociologia, irá apresentar uma reflexão sobre as mudanças marcantes da sociedade portuguesa durante as últimas décadas, nomeadamente a problemática de Portugal ser já um dos países mais envelhecidos do mundo. Jorge Espírito Santo, oncologista, falará, neste contexto, das novas tendências do tratamento do cancro. Será um desafio à audiência para discutir este tema tão atual.
 
Filomena Sousa, diretora médica da Amgen Portugal, recorda que “o HOPE é já uma tradição para a Amgen Oncology”. Segundo a responsável, “a Amgen, companhia líder em Biotecnologia tem como missão servir os doentes”. Ao proporcionar este encontro entre Hematologistas e Oncologistas “com o objetivo de se discutirem temas muito atuais, estamos também cumprir a nossa missão”, afirma.

Acrescenta ainda que, “na Amgen, ficamos sempre orgulhosos por termos uma assistência que reconhece o valor dos temas, da abordagem multidisciplinar da oncologia e de contribuirmos para estimular a partilha entre os jovens médicos, os mais seniors e a presença de palestrantes internacionais”.
 
Especialistas internacionais

Esta edição da HOPE 2014, além de reunir alguns dos mais importantes hematologistas e oncologistas nacionais conta com a participação, como já é tradição, dos professores António Parreira e José Luis Passos Coelho como moderadores. Os portugueses Bruno Silva-Santos, Albertina Nunes, José Carlos Machado, Hélder Mansinho, Camila Coutinho e Ana Raimundo, serão os palestrantes desta edição do HOPE.
 
A Amgen traz a Portugal peritos internacionais de reconhecida notabilidade científica e clínica. Entre eles, Jean-Jaques Body, do CHU Brugmann, Bruxelas, um investigador de longa data em metastização óssea. Destaque também para a participação de Philippe Moreau, do Hospital Universitário Hôtel Dieu, Nantes, França, que irá apresentar o estado da arte no tratamento do mieloma múltiplo.

Marc Michel, outro especialista francês, do Centre de Référence National de pour les Cytopénies Auto-immunes de l’Adulte, Paris, vai partilhar o que mudou na história da trombocitopenia imune. De Barcelona, do ICO-Hospital Germans Trias Pugol, Josep Ribera, para apresentar os avanços no tratamento da leucemia linfoblástica aguda e ainda, também de Barcelona, do Hospital Vall d’Hebron, Cristina Dopazo, a quem cabe revelar os novos horizontes na abordagem das metástases hepáticas.  

O programa pode ser consultado AQUI.

Imprimir