KRKA

Hospital de Portimão já tem a funcionar a Via Verde do AVC

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUAlgarve) acaba de anunciar que o Hospital de Portimão já integra a rede da Via Verde do AVC.

Tal permite que "os doentes provenientes dos vários concelhos do barlavento algarvio com sintomas sugestivos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) possam ser rapidamente direcionados para esta unidade hospitalar".



Assim, esses doentes passam a ter acesso a terapêuticas que permitem minimizar as sequelas neurológicas pós-AVC, "reduzindo assim as limitações físicas pós acidente cérebro-vascular, com maior qualidade de vida à data da alta hospitalar".

A Via Verde do AVC passa, desta forma, a ser "mais uma das Valências do Serviço de Medicina Intensiva, que já assegura a receção dos doentes emergentes no Serviço de Urgência Geral", destaca o centro hospitalar.



A propósito do programa “Via Verde do AVC”, o CHUAlgarve recorda ainda a relevância deste projeto, que tem sido implementado desde o início de 2006 em várias zonas do país: "Consiste em fazer a triagem dos casos através da deteção dos sintomas e evitar paragens desnecessárias em centros de saúde ou hospitais sem o equipamento e pessoal especializado para o efeito."

Até agora, no Algarve, os doentes com sintomas de AVC eram encaminhados apenas para a Unidade Hospitalar de Faro.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda