KRKA

Hospital Distrital de Pombal já tem consultas de Otorrinolaringologia

O Hospital Distrital de Pombal (HDP), uma unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), já disponibiliza consultas de Otorrinolaringologia (ORL) aos seus utentes.

"Os nossos utentes da área de referência do HDP já têm acesso a esta especialidade mais perto de casa, sem necessidade de se deslocarem a Leiria, e com o acompanhamento dos especialistas do Serviço de Otorrinolaringologia", explica Paulo Enes, diretor do Serviço de ORL.

Uma estratégia de proximidade

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, considera mesmo que "este é um passo de extrema importância para os nossos utentes da região servida pelo Hospital de Pombal". Por outro lado, sublinha que não se trata de uma medida avulso:

"Vem espelhar a estratégia que temos implementado de proximidade e enriquecimento, quer a nível quantitativo, quer a nível qualitativo, dos cuidados prestados nesta unidade."


Licínio de Carvalho, Paulo Enes, Otília Fernandes e Diogo Mateus (créditos: DR)

"Queremos um Hospital de Pombal cada vez mais qualificado"

Numa visita institucional realizada esta terça-feira ao HDP, Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, saudou a iniciativa, realçando que "é muito importante que possamos continuar a contar com este investimento por parte do Centro Hospitalar de Leiria, valorizando o nosso Hospital e criando condições para que os nossos munícipes possam ser atendidos na sua terra, perto de suas casas".

"Queremos um Hospital de Pombal cada vez mais forte, mais equipado, mais qualificado, e o Conselho de Administração conta, e contará sempre, com o nosso apoio no que toca à modernização e melhoria deste Hospital", revelou o autarca.

O Serviço de Otorrinolaringologia do CHL conta atualmente com a colaboração de quatro médicos especialistas (prevendo-se o reforço de um novo médico até final do corrente ano), 17 enfermeiros, dois técnicos de audiologia, nove assistentes operacionais e um assistente técnico.

As consultas de ORL no HDP estão a funcionar desde dia 17 de agosto, decorrendo às segundas e sextas-feiras, das 9h00 às 14h00. Com esta nova valência, o hospital passa a prestar cuidados à população nas diversas vertentes assistenciais da especialidade, "quer no diagnóstico e tratamento médico e/ou cirúrgico, quer no estudo e reabilitação da surdez e da vertigem".

No HDP funcionam já dezenas de consultas ligadas às mais diversas especialidades. Aliás, Licínio de Carvalho recorda que "em 2019 foram realizadas perto de 15 mil consultas no Hospital de Pombal, número que irá certamente aumentar com o incremento de mais especialidades médicas disponíveis para os nossos utentes desta região". O responsável adianta ainda que, no próximo mês de outubro, passará a realizar-se, também a consulta externa de Reumatologia no HDP.

 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda