Cepheid Talks

Levar «alegria e afetos» a idosos internados: Palhaços d’Opital partilham experiência em Viena

Jorge Rosado, diretor artístico dos Palhaços d’Opital, uma associação de "Doutores Palhaços" dedicada especificamente aos seniores, faz um balanço muito positivo da participação no Healthcare Clowning International Meeting - HCIM 2018.

Tendo como lema “The Art of Clowning – Connecting Culture, Health and Science”, este importante encontro mundial de "Doutores Palhaços" realizou-se o mês passado, em Viena, e permitiu à associação portuguesa dar a conhecer os resultados do trabalho que tem desenvolvido em várias unidades hospitalares do SNS.



O responsável dos Palhaços d’Opital sublinha a relevância do evento, "que tinha como principal objetivo reunir os vários intervenientes e representar as diferentes áreas de trabalho no contexto das organizações de palhaços que intervêm na área da saúde". Este ano, no total, "estiveram presentes mais de 150 organizações de 50 países!!".

Conforme explica, nas várias sessões paralelas e plenárias que se realizaram, "foram abordados os quatro principais temas da conferência: o papel do setor na sociedade, os seus fundamentos científicos, a arte e profissionalização do Doutor Palhaço e as respostas aos desafios globais atuais".



Relativamente aos Palhaços d’Opital, a equipa foi convidada para estar presente "na modalidade de ´poster submisson`, para apresentar o seu trabalho com seniores e seniores com demências".

"Pudemos partilhar com muitas organizações mundiais várias experiências, ensinamentos, técnicas e métodos, de forma a optimizar as nossas estratégias e desenvolver novas ferramentas", explica Jorge Rosado, acrescentando que foi também "analisado, em conjunto, o futuro das organizações que trabalham a arte e missão dos Doutores Palhaços".

Segundo o responsável, a presença neste evento mundial permitiu perceber que se está a apostar cada vez mais no apoio a idosos. “Portugal é, como em muitos outros ramos, um vanguardista, tendo organizações de muito valor que, pela dedicação, competências e estruturas se colocam entre as principais do mundo”, comenta. 

Contudo, como alertou, “ainda é necessário desenvolver novas ferramentas e estratégias inovadoras, de forma a evoluir de forma sustentada e positiva”. 



Trabalho com impacto nos cuidadores

A propósito do alcance do trabalho que desenvolvem, o diretor artístico da associação faz questão de salientar que, "durante o internamento, os seniores veem as suas capacidades diminuírem em cerca de 30% e está comprovado, em estudos, as mais-valias do humor, da alegria e dos afetos na sua recuperação”.

Como menciona ainda: “O nosso trabalho não tem só impacto direto no doente, como também nos seus familiares/cuidadores que, naturalmente, têm uma enorme importância na vida dos pacientes. Ferramentas como humor, teatro, música e poesia são as principais armas dos Doutores Palhaços.”

Alerta também para o facto de que, "em ambiente hospitalar, a média de permanência em internamento no caso dos seniores é de 15 dias", pelo que considera "fundamental apostar na recuperação".



"Alargar o trabalho à rede de hospitais de Lisboa e Porto"

Quanto às dificuldades que sentem no dia-a-dia, Jorge Rosado indica que fica muito satisfeito por "o mundo estar cada vez mais desperto para o trabalho dos Doutores Palhaços", mas reconhece que "há ainda um enorme caminho a percorrer na valorização do seu trabalho". 

Atualmente, os Palhaços d’Opital têm como parceiros o Centro Hospitalar Baixo-Vouga, em Aveiro, o Hospital Distrital da Figueira da Foz, o IPO de Coimbra e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, mas os objetivos são ambiciosos:

“Estamos a estruturar a equipa e a fazê-la crescer de uma forma saudável e competente, conseguindo alargar o nosso trabalho à rede de hospitais de Lisboa e Porto. Pretendemos também ser um dos impulsionadores desta mudança que sentimos na sociedade atual, através da crescente valorização e dignificação dos nossos ‘mais velhinhos’”. 



Em jeito de conclusão, Jorge Rosado recorda a missão dos Palhaços d`Opital: "Levar a Alegria, Humor e Afetos a Seniores em ambiente hospitalar ou institucionalizados“ e confidencia: "É maravilhoso quando agradecem por o pai ter sorrido por uns minutos... por, no meio de tanta tristeza e angústia, conseguirem rir…”

Contactos:
http://palhacosdopital.pt/
www.facebook.com/PalhacosdOpital/


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda