Cepheid Talks

Imunoalergologia: Portugal recebe «o maior congresso mundial nesta área» em 2019

"Contamos que seja um grande momento de participação e interação de todos os imunoalergologistas portugueses ao mais alto nível da Imunoalergologia mundial." O desejo manifestado por Luís Delgado, especialista em Imunoalergologia, evidencia bem a importância do Congresso da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (European Academy of Allergy and Clinical Immunology - EACCI).



De acordo com o docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, nos últimos anos, é habitual os congressos anuais da EAACI atrairem mais de 7000 participantes de todo o mundo, "o que o tem tornado, na última década, o maior congresso mundial nesta área da Medicina".

A caminho de uma "medicina de precisão na asma e na alergia"

O evento, que decorrerá em Lisboa, entre os dias 1 e 5 de junho de 2019, tem como lema: "Mapping the new world of allergy (towards precision medicine in allergy and asthma)". 

Luís Delgado, que preside ao congresso, salienta que "a medicina personalizada é hoje um tema de particular atualidade quer para investigadores, quer para clínicos, já que vem perspetivar a possibilidade de utilizar tratamentos com mais precisão e orientados pelas características genéticas e biopatológicas de cada indivíduo e da sua doença".



No caso específico da Imunoalergologia, "a caracterização biomolecular e genética de doenças complexas, como a asma brônquica, a dermatite atópica e as imunodeficiências primárias, para citar alguns exemplos, tem evoluído extraordinariamente na última década", refere o especialista.

E é na perspetiva de "contribuir para ´navegar` nesta complexidade de nova informação" que o EAACI realiza o Congresso em Lisboa em 2019, "esperando traduzir esse novo mapa para todos os médicos e investigadores que nele venham a participar". 

Luís Delgado recorda ainda que os imunoalergologistas portugueses já colaboraram por duas vezes na organização de congressos anuais da EAACI. "A última vez em 2000, também em Lisboa, e na década de 80 no Funchal", sublinhando que estes congressos "agregam não só especialistas e internos de Imunoalergologia, mas também muitos investigadores, técnicos e médicos de diferentes áreas de especialização que se interessam por estas patologias."



Em 2015, Portugal recebeu pela primeira vez uma edição do Simpósio Internacional sobre Alergologia Molecular (ISMA), um evento organizado pela EAACI. Na altura, foi precisamente Luís Delgado, que liderava a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunoalergologia Clínica, que co-presidiu à reunião.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda