KRKA

Iniciativa da DGS esclarece jovens sobre a relação entre a saúde oral e a alimentação

Há açúcar escondido em alguns alimentos? Posso juntar nozes ao meu lanche? O queijo protege os dentes? Estas são algumas das dúvidas que são esclarecidas no âmbito de uma iniciativa promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Plano Nacional de Leitura (PNL) e Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), através do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares). A ação, de âmbito nacional, realiza-se a propósito do Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro.

Com o propósito de sensibilizar e esclarecer os mais jovens sobre a relação entre a saúde oral e a alimentação, serão distribuídos 9000 cartazes pelas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, escolas, unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, consultórios dentários, entre outros locais.

Promover a educação para a saúde oral

De acordo com a DGS, esta nova iniciativa no âmbito do projeto SOBE, integra-se num "vasto conjunto de atividades de educação para a saúde oral". Estas ações têm, como principais objetivos:

• Direcionar as atividades de promoção da leitura, da escrita, e da saúde oral para as famílias e para a comunidade;
• Constituir os alunos como elementos catalisadores das mensagens de promoção da saúde para os membros da família;
• Trabalhar com os alunos a temática da saúde oral nos domínios das competências, atitudes e valores, de forma a integrar as valências específicas do projeto SOBE no quotidiano da escola;
• Suscitar a vontade de os estudantes explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento.

A propósito desta iniciativa, a DGS recorda que, através do SOBE, "centenas de agrupamentos escolares e outras instituições de educação e ensino, assumiram o compromisso de incluir no dia-a-dia dos alunos aspetos relacionados com a promoção da saúde oral, através da leitura, da escrita, das artes e, da escovagem dos dentes". Desde o ano letivo 2012/13 foram distribuídos 257441 kits de higiene oral (copo, escova e dentífrico) para que os alunos façam a escovagem dos dentes, diariamente, no jardim-de-infância ou na escola.

A influência da alimentação na saúde oral

Relativamente aos professores e pais, é importante que "saibam e transmitam algumas ideias-chave sobre a influência da alimentação na saúde oral", refere a DGS. Os nutrientes presentes nos alimentos, nomeadamente as proteínas, vitaminas (como a vitamina C e o complexo B) e os minerais como o cálcio "são determinantes para o desenvolvimento da dentição, dos músculos e das mucosas da boca desde os primeiros anos de vida".

É ainda salientada a relação que existe entre o desenvolvimento da cárie dentária e a frequência de ingestão de certos alimentos ou bebidas açucaradas, bem como uma relação entre o consumo (em quantidade e qualidade) deste tipo de bebidas e alimentos e o aparecimento de obesidade. Por sua vez, "a má qualidade da dentição pode ter um efeito direto na capacidade de mastigar e de digerir corretamente os alimentos".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda