KRKA

Internos de Pediatria do CH Tondela Viseu criam exposição sobre a importância da vacinação

Um grupo de sete médicas e um médico, todos internos de formação específica de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), decidiram criar uma exposição, que visa promover a consciencialização dos profissionais de saúde para a importância da vacinação. 

Depois de lançado o repto no âmbito da Semana Mundial da Vacinação, que está a decorrer, desde logo a equipa da Consulta de Pediatria Geral acolheu a ideia e ajudou na sua implementação.

“Recebemos, desde logo, este apoio, que abrange tanto médicos, como enfermeiros, que também se interessam por este tipo de dinâmicas e são um agente fundamental, porque também interagem com os pais”, refere Inês Silva Costa, uma das internas envolvidas na organização desta iniciativa.

O objetivo é relembrar que “apesar de as vacinas serem abordadas sempre, numa primeira fase, nos Cuidados de Saúde Primários, enquanto profissionais de saúde hospitalares temos a obrigação de ver se os doentes têm as vacinas em dia”, explica.

Inclusivamente, “coloca-se, por vezes, a necessidade de sugerirmos alguma vacina extra Programa Nacional de Vacinação”, complementa.


Inês Silva Costa

A conceção desta iniciativa teve por base, por um lado, o facto de “este ser um ano de transição e introspeção, em que a Organização Mundial de Saúde vai lançar o próximo Plano de Ação Global de Vacinação, sendo tempo de refletir sobre o que conseguimos alcançar até 2020 e perceber o que poderá vir a ser feito no futuro”.

O segundo fator prendeu-se com o contexto pandémico que o mundo vive, em que “é altura de rever a importância da vacinação e de relembrar os colegas quanto ao papel que temos junto dos doentes em relação aos ganhos referentes a esta temática”.



Visando atingir a comunidade hospitalar, esta exposição, que começou no último sábado e se estende até esta sexta-feira, aborda as vantagens da vacinação, alguns dados estatísticos globais e quadros resumo de determinadas vacinas, “cuja importância é de salientar”.

Após vários dias de exposição, Inês Silva Costa destaca que “muitos têm sido os colegas a questionar-nos quanto ao seu papel e ao que podem fazer para melhorar esta realidade, o que é muito compensador”.

A par, “fruto da situação pandémica que vivemos, também os próprios doentes, em ambiente de consulta, têm procurado saber mais sobre o tema”.



Face ao êxito desta ação, a interna do 2.º ano adianta que “possivelmente, esta será uma iniciativa a manter nos próximos anos”. Inês Silva Costa insere-se no grupo de oito internos da especialidade (sete do sexo feminino e um do sexo masculino).


Alguns dos elementos da Consulta de Pediatria Geral envolvidos na organização da exposição: Ana Rita Matos (interna), Ana Marques (especialista), Sónia Andrade Santos e Inês Silva Costa (internas)


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda