KRKA

Jaime Correia de Sousa dá formação na Eslovénia a especialistas de MGF

Tem lugar esta semana, iniciando-se terça-feira, o 24.º Curso Internacional EURACT (European Academy of Teachers in General Practice/Family Medicine) de Bled  (Eslovénia), subordinado ao tema “Teaching and learning about managing multimorbidity in aging population”. Jaime Correia de Sousa, presidente eleito do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), participa desde a primeira edição, sendo um dos diretores do curso.

Em entrevista à Just News, o docente da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho conta que, inicialmente, o objetivo deste curso era que docentes de Medicina Geral e Familiar (MGF) estrangeiros prestassem apoio no desenvolvimento de competências dos docentes de MGF eslovenos nas áreas pré e pós-graduadas. No entanto, “ganhou uma dimensão e corpo internacional, com a participação de médicos de várias zonas do mundo, mas sobretudo da Europa”.

Sobre a temática do curso, Jaime Correia de Sousa indica que a maioria dos doentes que têm uma doença crónica apresenta várias comorbilidades, o que se designa por multimorbilidade. E alerta que “a abordagem da multimorbilidade tem várias componentes de que se deve cuidar, nomeadamente da organização da equipa de cuidados de saúde primários (enfermeiro, médico e outros profissionais de saúde)”.

Cada dia do curso iniciar-se-á com uma sessão plenária, durante a qual um dos diretores do curso fará uma palestra. O tempo restante será preenchido com trabalho desenvolvido em pequenos grupos.

São dados exercícios aos formandos para serem feitos nos grupos de trabalho para treinar em termos práticos o que se falou na introdução teórica. Além disso, numa das tardes, decorrerá uma visita domiciliária a um doente. “Iremos repartimo-nos em grupos mais pequenos (normalmente de oito elementos) e faremos uma entrevista a um doente para permitir que tenhamos material real para efetuar uma discussão sobre a multimorbilidade”, indica.

No sábado de manhã, cada um dos quatro grupos tem de apresentar publicamente e discutir o módulo pedagógico que preparou durante o curso, ficando depois disponível para todos os participantes poderem utilizar, para levar para os seus países e para as suas áreas de trabalho e usarem esse material.

O curso, que se realiza todos os anos, é organizado com base numa colaboração entre a Associação de Medicina Familiar da Eslovénia e a Faculdade de Medicina de Ljubljana e ainda outras organizações (Slovene Family Medicine Society, Department of Family Practice, University Ljubljana, Department of Family Practice, University Maribor, Institiute Of Family Medicine, OZG Primary Health Care Center Bled), sendo patrocinado pelo EURACT.

Além de Jaime Correia de Sousa, serão diretores do curso Yonah Yaphe (Portugal), Jo Buchanan (UK), Henry Finnegan (Irlanda), Marija Petek Šter (Eslovénia) e Mateja Bulc (Eslovénia).








seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda