Cepheid Talks

Jornadas para MGF proporcionaram «visão holística da imensidão do mundo da Ortopedia»

A consultoria nos cuidados de saúde primários seria “uma mais-valia” na articulação entre a Ortopedia e a Medicina Geral e Familiar (MGF), “mas, não havendo profissionais suficientes para o fazer, é preciso apostar no diálogo e na formação”. Quem o defende é Luís Branco Amaral, coordenador da Área Musculoesquelética do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), que falou à Just News no decorrer da segunda edição das Jornadas de Ortopedia para MGF, que se realizaram com o apoio científico do Serviço de Ortopedia do CHLC.



Encontro permite "estreitar o diálogo entre colegas"

Luís Branco Amaral esclareceu que as Jornadas, a que presidiu, surgiram “por os ortopedistas e os médicos de família estarem, há alguns anos, relativamente afastados”. O especialista frisou que “a realização deste tipo de eventos é muito importante para estreitar o diálogo entre colegas, além de contribuir para a formação médica”.



Contributo para "melhorar os cuidados"

Um dos frutos desta união é a melhoria no processo de referenciação. “O objetivo é que apenas os casos mais graves, como os cirúrgicos, possam ser seguidos no hospital”, aponta. E acrescenta: “Com esta interligação, não se melhora apenas a organização, mas também os cuidados prestados aos doentes.”

Quanto à definição das temáticas – coluna, anca, joelho, pé e tornozelo, ombro e cotovelo, dor, punho e mão, Ortopedia infantil e urgências –, o objetivo foi “proporcionar uma visão holística da imensidão do mundo da Ortopedia”, explicou João Pedro Jorge, interno de Ortopedia no CHLC.


Hugo Santos, Paulo Figueira, Luís Branco Amaral, Sandra Alves e João Pedro Jorge.

O evento, que decorreu dias 11 e 12 de maio, em Oeiras, iniciou-se com um workshop de exame objetivo e Imagiologia básica por áreas anatómicas que contou com vários formadores.

Integraram a Comissão Organizadora das Jornadas de Ortopedia para MGF os médicos Augusto Martins, Hugo Santos, João Pedro Jorge, Paulo Figueira e Sandra Alves.






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda