KRKA

«A área da investigação é cada vez mais importante na nossa prática clínica»

Apesar das dificuldades e desafios identificados, foi com evidente entusiasmo que o Conselho de Jovens Cardiologistas, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, realizou recentemente a 5.ª edição da Reunião "Preparar o Futuro". E foi com o mesmo empenho que os participantes discutiram "temas pertinentes relativos à formação em Cardiologia".

Em declarações à Just News, o presidente da Reunião, Gustavo Rodrigues, afirma que "os jovens médicos atualmente deparam-se com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, com condições de trabalho mais difíceis, exigindo assim uma melhor preparação para que sejam capazes de enfrentar os desafios futuros”.


Gustavo Rodrigues na sede da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa
 
Segundo o médico interno do 5.º ano de formação específica em Cardiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, esta reunião anual “foi um sucesso”.

Com um carácter formativo e social, o evento teve como principais objetivos "o debate e a partilha de diferentes visões sobre as temáticas que mais preocupam os internos da especialidade e os jovens cardiologistas no que respeita ao futuro da sua carreira profissional".



De acordo com Gustavo Rodrigues, a reunião contou com “excelentes palestrantes e diferentes visões sobre vários aspetos da formação em Cardiologia. Considero muito importante ouvir o que cardiologistas seniores têm para nos dizer."

A Sociedade Europeia (através da ESC Cardiologists of Tomorrow), a Sociedade Portuguesa e o Colégio e a Academia Cardiovascular estiveram representadas, "mostrando as diversas oportunidades disponíveis e como as podemos aproveitar da melhor forma”.



E acrescenta: “Os critérios utilizados na construção do programa científico passaram, sobretudo, pela abordagem dos diferentes temas e visões do internato, da entrada para o mercado de trabalho e das diferentes opções de carreira, entre outros aspetos. Tentámos fazer uma abordagem transversal dos vários aspetos da Cardiologia, focando também a área da investigação que é cada vez mais importante na nossa prática clínica.”


Jovens cardiologistas com o representante da ESC Cardiologists of Tomorrow: Ricardo Ladeiras Lopes, Cláudio Guerreiro, Saverio Muscoli (ESC) Gustavo Rodrigues e Afonso Oliveira

O primeiro dia da reunião esteve dedicado à realização do 1.º módulo do curso de introdução à estatística, com o objetivo de “munir os participantes das ferramentas necessárias para a elaboração de artigos científicos”. Esta iniciativa recebeu também inscrições de internos de outras especialidades. 


Gustavo Rodrigues afirma que organizar esta reunião, em conjunto com os seus colegas do Conselho de Jovens Cardiologistas da SPC, do qual também é membro, foi “um desafio cativante” e sublinha: “torna-se fácil quando todas as pessoas com quem falamos mostram entusiasmo em participar e dão um excelente contributo."


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda