Manuel Monteiro-Grillo: novo presidente da SPO quer valorizar o papel do oftalmologista

Manuel Monteiro-Grillo é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), tendo sucedido a Maria João Quadrado no cargo. Em entrevista, o oftalmologista, que é diretor da Clínica Universitária de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, afirma que, além de ser um desafio, “é uma responsabilidade dirigir uma sociedade científica com a importância da SPO”.


Maria João Quadrado e Manuel Monteiro-Grillo.

Questionado sobre os objetivos para este mandato, Manuel Monteiro-Grillo, que assumiu funções no passado dia 14 de janeiro, menciona que “a SPO é uma sociedade científica, mas, para além disso, há aspetos relacionados com a atividade profissional dos seus associados que não devem ser descurados”.

Neste sentido, em coordenação com o Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, a SPO pretende desenvolver projetos que possam ser úteis não só para os oftalmologistas, como também para a comunidade.

“A nova Direção quer divulgar as atividades científicas da Oftalmologia portuguesa não só a nível nacional, mas também internacional. Pretende ainda dar a conhecer a SPO à população em geral e esclarecê-la sobre a importância do oftalmologista e dos seus parceiros (enfermeiros e técnicos de ortóptica) na saúde visual de quem o procura”, aponta.



Manuel Monteiro Grillo licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde mais tarde concluiu o doutoramento em Medicina e Cirurgia.

Em 2004, foi membro do Grupo de Estudos para o Plano Nacional da Visão e desde 2005 que é membro da Comissão Coordenadora para o Plano Nacional para a Saúde da Visão, ambos no Ministério da Saúde. Além disso, desenvolve múltiplas atividades ligadas à Oftalmologia, nomeadamente na Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

A cerimónia de tomada de posse de Manuel Monteiro Grillo teve lugar na sede da SPO, em Lisboa.


Comissão Central da SPO: João Beirão, Andreia Rosa, Elisabete Brandão, João Figueira e Manuel Grillo (Mário Ornelas e Joao Feijão ausentes na foto).


Corpos gerentes da SPO.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir