Cepheid Talks

Formação desenvolvida por internos de Otorrinolaringologia é de «elevadíssima qualidade»

Na Reunião do Interno de ORL 2018, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL), J. Marques do Santos, fez questão de deixar bem vincada a importância do trabalho de formação que vem sendo desenvolvido pelos internos de Otorrinolaringologia.  

J. Marques dos Santos, que dirige o Serviço de ORL do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), representou o presidente da SPORL, Ezequiel Barros, na sessão de abertura da última reunião anual dos internos desta especialidade. Realizado nos dias 27 e 28 de outubro, em Tomar, sob o lema “Patologia Otológica”, o evento suscitou uma grande adesão de jovens médicos de ORL de todo o país.  



Garantindo que a Sociedade “sempre esteve preocupada com a formação dos internos da nossa especialidade”, J. Marques dos Santos não deixou de salientar “a elevadíssima qualidade dos eventos organizados pela Comissão de Internos”.

O médico enalteceu ainda a importância "dos mais novos nos serviços hospitalares", afirmando que “são um estímulo para os mais velhos, para nos mantermos atualizados”.


J. Marques dos Santos, Jenifer Duarte, Sofia Sousa e Abílio Leonardo

Quem também teceu elogios aos internos de ORL foi Abílio Leonardo, do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pedro Hispano (ULS de Matosinhos), presente em Tomar na qualidade de representante do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos, presidido por Artur Condé. “A vossa colaboração tem sido extremamente importante”, afirmou, dirigindo-se aos cerca de 80 jovens médicos que enchiam a sala.

Na sessão de abertura da Reunião do Interno de ORL 2018 intervieram ainda Jenifer Duarte, da A. Menarini Portugal, que mais uma vez assegurou o apoio a este evento, e Sofia Sousa, interna do 5.º ano de ORL do CHTV, atual presidente da Comissão de Internos da SPORL.


Filipe Correia, Sofia Sousa e Pedro Sousa

Integram ainda esta Comissão Pedro Sousa, interno de 5.º ano de ORL da Unidade Local de Saúde de Matosinhos – Hospital Pedro Hispano, e Filipe Correia, interno do 3.º ano de ORL do Hospital de Egas Moniz - Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Ocidental.



"Estudo do ouvido é fonte ininterrupta de pesquisa e de aprendizagem”

Em declarações à Just News, Sofia Sousa explica a escolha da Otologia como tema da reunião de Tomar: “O estudo do ouvido é uma fonte ininterrupta de pesquisa e de aprendizagem, daí que a escolha desta temática se prenda com a vontade em aperfeiçoar as nossas capacidades como profissionais de saúde, aumentando o nível de conhecimento na área, a fim de se incrementar a melhoria dos serviços e cuidados de saúde prestados na ORL.”

A presidente da Comissão de Internos da SPORL relembra que “a Otologia engloba técnicas de microcirugia, imagiologia e otoendoscopia, que têm sofrido um enorme progresso científico, e parece continuar na vanguarda constante do desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas".

Sofia Sousa refere também ser "notória a nossa capacidade atual de circular com desenvoltura em áreas tão outrora distantes e estranhas, como a Neurologia, a Neurocirurgia e a Genética".



Relativamente aos dois dias do evento, que decorreu no final do mês passado, a médica não hesita em fazer um balanço muito positivo, desde logo porque a reunião "envolveu alguns dos melhores profissionais das diferentes áreas da Otologia", provenientes de mais de uma dúzia de hospitais ou centros hospitalares.


Na sua opinião, o contributo dos especialistas convidados, em conjunto com internos de todo o país, fizeram que esta reunião "tenha sido um espaço de troca profícua de experiências, que fizeram progredir o nosso conhecimento como médicos e cirurgiões".



Podem ser consultadas todas as fotos da Reunião do Interno de ORL 2018 na Galeria de imagens.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda