Médicos internos do Alentejo reúnem-se em Évora

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Luís Campos, vai marcar presença no 4.º Encontro de Médicos Internos do Alentejo, cuja 4.ª edição se realiza nos dias 9 e 10 de outubro. O diretor do Serviço de Medicina do Hospital de São Francisco Xavier irá abordar o tema: "Estratégias para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde".

Promovido pela Comissão Regional de Internato Médico (CRIM), em parceria com Administração Regional de Saúde do Alentejo, o encontro visa promover "a interação e troca de experiências entre médicos de diversas especialidades e de diferentes anos de Internato".

A reunião é dirigida aos médicos internos "colocados nos quatro distritos da Região de Saúde do Alentejo, e seus orientadores, bem como a outros profissionais de saúde direta ou indiretamente ligados ao internato médico".

Cuidados primários e hospitalares

A reabilitação do indivíduo com doença mental e o internamento compulsivo em Portugal são dois dos temas que serão desenvolvidos na primeira mesa redonda do programa, a realizar ainda antes da sessão de abertura.

No segundo dia, e com a colaboração de profissionais dos cuidados primários e dos cuidados hospitalares, estarão em discussão temas como "Hospital de dia ... doentes em terapêutica biológica", "...Tenho muita comichão nas mãos" ou "Terapia de pressão negativa".

O Encontro inclui ainda a apresentação de trabalhos, sob a forma de pósteres, sobre temas como a sintomatologia psiquiátrica dos utentes com demência, alopécia androgenética, défice neurológico focal pruriginoso e doença de Paget do osso.

O programa completo pode ser consultado aqui.

A Comissão Organizadora do evento integra profissionais da ARS do Alentejo, do Hospital do Espírito Santo de Évora, das unidades locais de Saúde do Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Norte Alentejano e também do ACES Alentejo Central.

400 médicos internos

A ARS Alentejo sublinha que a região envolve cerca de 400 médicos internos, "distribuídos por Internato do Ano Comum e a fazer Internatos das Especialidades, alguns a fazer estágios em outras Unidades de Saúde Nacionais e outros em Unidades de Saúde Internacionais mas validadas pela Ordem dos Médicos".

Contacto: eventos@arsalentejo.min-saude.pt
A inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir