«Menos Tuberculose Porto» vai apresentar estratégias para melhorar a prevenção da doença
Na próxima segunda-feira realiza-se a apresentação final de resultados do projeto "Menos Tuberculose Porto". O trabalho, desenvolvido sob a coordenação de Raquel Duarte, teve como objetivo "estabelecer uma estratégia eficaz de diagnóstico e tratamento precoce de tuberculose na cidade do Porto".
O evento, de entrada gratuita, decorre entre as 9h30 e as 13h00, no Auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), estando a sessão de abertura exatamente a cargo de Henrique Barros, presidente do ISPUP.
A “Tuberculose em indivíduos infetados por VIH”, as “Cadeias de transmissão da tuberculose na área urbana do Porto” e a “Caracterização genética das estirpes de mycobacterium tuberculosis no Porto” são os temas de algumas das apresentações.
Durante o evento, serão ainda apresentadas mudanças estratégicas a implementar para melhorar a prevenção e controlo da tuberculose na cidade do Porto.
O projeto “Menos Tuberculose Porto” faz parte de uma colaboração entre o ISPUP, o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, a ARS Norte, o ACeS Porto Ociental e o ACeS Porto Oriental. É financiado pela contribuição da Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Europeu EEA Grants (PT06 138DT1), no âmbito do Programa de Iniciativas de Saúde Pública (PT 06).