Cepheid Talks

MGF Flash: médicos internos lançam curso de iniciação à Medicina Familiar para colegas

Apoiar o percurso profissional de um interno de formação específica (IFE) em Medicina Geral e Familiar (MGF) é o principal objetivo do MGF Flash, que decorre nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Fronteira, em Loures. A organização está a cargo de um grupo de internos do ACES Loures/Odivelas.

Válter Ferreira, interno de MGF do 3.º ano na USF ARS Médica, em Santo António dos Cavaleiros, é um dos membros da comissão organizadora.

Em declarações à Just News, destaca o objetivo inicial que motivou o arranque do projeto: “É um curso direcionado a internos de MGF do 1.º ano, embora também possa ser do interesse do 2.º ano e do 3.º ano das unidades que integram a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)”


Grupo de internos de MGF do ACES Loures Odivelas: Soraia Branco (USF Magnólia), Rita Benzinho, Válter Ferreira e Inês Santos Silva (USF Ars Médica), Mónica Cró (USF LoureSaudável), Sílvia Ferreira (USF Valflores) e Inês Vidreiro (USF Travessa da Saúde)

Entre as várias temáticas serão abordada questões práticas sobre a organização dos cuidados de saúde primários, a burocracia ou as boas práticas de registo clínico, mas também as consultas de hipertensão, diabetes, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, não esquecendo a construção de um curriculum.

“O interno passa assim a ter uma visão mais concreta da realidade que vai enfrentar no Internato", explica o médico interno.



Alargamento da iniciativa após "feedback muito positivo"

O MGF Flash teve a sua primeira edição em 2019, tendo decorrido apenas para os internos do ACES Loures/Odivelas. Válter Ferreira indica que “foi uma experiência para se ver como poderia correr. Como o feedback foi muito positivo resolvemos expandir o curso aos restantes agrupamentos de centros de saúde da ARSLVT".

Contudo, este alargamento da iniciativa inclui ainda outros médicos internos: "Podemos contar com a presença de colegas de outras ARS, que serão igualmente muito bem vindos."

O MGF Flash conta com o apoio do ACES Loures/Odivelas, da ARSLVT, da Câmara Municipal de Loures e do Sindicato Independente dos Médicos.

O programa provisório pode ser consultado aqui.
Para mais informações: https://www.mgf-flash.com/

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda