Cepheid Talks

Nova Direção da Sociedade de Hipertensão quer «envolver a comunidade»

Vítor Paixão Dias tomou posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) para o biénio 2019-2021 no final de março. Em declarações à Just News, o diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), assegura que o sentimento é de “grande compromisso e responsabilidade”.

“Não podemos descurar o que está para trás e os alicerces que se foram criando”, afirma o novo presidente, que sucede a Manuel de Carvalho Rodrigues. O objetivo final é que a atual Direção “acrescente alguma coisa ao ‘edifício’ que tem vindo a ser construído na Sociedade”.

"Ajudar o indivíduo na adesão efetiva à terapêutica”

Adotando o lema “A SPH mais próxima da comunidade”, a atual Direção pretende transmitir à população aquilo que a Sociedade tem vindo a fazer nos últimos anos em termos de promoção da saúde e prevenção da doença vascular, com foco na redução do consumo de sal e na adesão à terapêutica.


Sessão de tomada de posse dos novos Corpos Sociais da SPH

“Queremos envolver a comunidade e ajudar o indivíduo a ter um papel ativo na gestão da sua própria doença, na modificação de hábitos de estilo de vida e na adesão efetiva à terapêutica”, refere o internista de 58 anos. Na sua opinião, "é fundamental perceber e monitorizar de que forma é que as recomendações podem ser cumpridas e podem ser melhoradas".

Nesse sentido, a SPH irá levar a cabo ações que visam "melhorar a transmissão da comunicação" utilizando, entre outras ferramentas, o seu site e as redes sociais.

Também o Dia Mundial da Hipertensão (17 de maio) será mais uma vez assinalado pela Sociedade, este ano em Espinho, com iniciativas para a população que pretendem sensibilizar para a problemática.



Outra ideia, que já foi concretizada no passado, mas que se pretende voltar a fazer com “mais premência”, é associar a SPH a figuras públicas que possam transmitir as mensagens que a Sociedade pretende "de uma forma que o público facilmente reconheça".

"Melhorar a formação e investigação científica na área da hipertensão"

Vítor Paixão Dias lembra que faz parte da missão da SPH “implementar, promover e melhorar a formação e investigação científica em Portugal na área da hipertensão”. Neste contexto, a atual Direção quer melhorar ainda mais a qualidade científica da revista da SPH, que, conforme refere, é o “veículo de informação científica da SPH por excelência”.



O novo presidente da SPH licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1985, tendo adquirido o título de especialista em MI em 1994. Desde maio de 2010 que o assistente graduado sénior dirige o Serviço de Medicina Interna do CHVNG/E.

No CHVNG/E, entre outras funções, foi responsável da área médica da equipa C do Serviço de Urgência (2002-2010), coordenador da Hospital de Dia Polivalente (entre abril de 1998 e junho de 1999) e adjunto do diretor do Internato Médico (entre março de 1997 e outubro de 1999).

Desde setembro de 2012 que assume a coordenação da disciplina de Medicina do 6.º ano da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior.



"Criei futuro para a SPH"

Manuel de Carvalho Rodrigues, que liderou os destinos da SPH no biénio 2017-2019, recorda à Just News que, "ao longo de dois anos, conseguimos inverter o processo de alguma degradação, nomeadamente até financeira, que a SPH vinha tendo, o que permitiu deixar para quem vem a seguir uma sociedade científica viva, reconhecida internacionalmente”.

Durante o mandato foi possível realizar eventos com a Sociedade Europeia de Hipertensão e retomado o contacto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (em particular com o Departamento Arterial de Hipertensão) e com as Sociedades Polaca e Romena de Hipertensão. “A minha intenção foi continuar o projeto de internacionalização que tinha sido começado no mandato do Prof. Luís Martins e que nos últimos anos tinha sido um pouco esquecido”, aponta.

É com orgulho que o cardiologista vê que dos seis elementos que constituem a próxima Direção quatro são da anterior, o que “significa que existe um projeto de continuidade”.


Passagem de testemunho: Vítor Paixão Dias e Manuel de Carvalho Rodrigues

O presidente cessante fica ainda satisfeito pelo facto de Vítor Paixão Dias ter escolhido como bandeira do seu mandato a mesma que foi prosseguida pelo próprio: a adesão ao tratamento.

“Na minha tomada de posse disse que uma sociedade que não tenha memória não tem futuro e a minha preocupação foi exatamente ir buscar a memória da SPH e acho que cumpri esse desiderato. Ao ir buscar a memória criei futuro para a SPH”, afirma, sublinhando que "a sensação é de dever cumprido”.

SPH solidária com Moçambique

A tomada de posse da SPH coincidiu com o momento trágico que Moçambique atravessa, devido ao ciclone que atingiu várias regiões. Assumindo um conflito de interesses, pela afinidade “sentimental e familiar” que tem com o país, onde viveu parte da sua infância, Vítor Paixão Dias aproveitou o seu discurso de tomada de posse para sensibilizar os presentes para ajudar Moçambique a título individual “da forma que entenderem e puderem” e irá enviar um texto a todos os sócios.



“Penso que uma sociedade científica tem de ir para além da ciência e tem de estar preocupada com os aspetos humanos”, considera o internista, lembrando as ligações de Portugal aos países de expressão portuguesa.

Corpos Sociais SPH (Biénio 2019-2021):

Assembleia geral

Presidente: Luísa Moreira

Vice-presidente: Pedro Damião

Secretário: Rogério Ferreira


Elementos dos Corpos Sociais da SPH

Direção

Presidente: Vítor Paixão Dias

Presidente-eleito: Luís Bronze

Secretário-geral: Vitória Cunha

Secretário-adjunto (Norte): Paula Felgueiras

Secretário-adjunto (Centro): Rosa Pinho

Secretário-adjunto (Sul): Andreia Mamede

Tesoureiro: Fernando Martos Gonçalves

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Joana Campina

Vice-presidente: Joana Monteiro

Secretário: Catarina Pereira


Além de amigos e colegas, foram também vários os familiares de Vítor Paixão Dias que fizeram questão de marcar presença na tomada de posse: Stephanie (filha, com o neto Diogo ao colo), Bárbara (filha), Inês (filha), Tiago (filho mais novo) e João (genro).

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda