Nova presidente da SPAIC empenhada em envolver os jovens imunoalergologistas nos grupos de trabalho da Sociedade
Elisa Pedro, imunoalergologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte, é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Na cerimónia de tomada de posse, que se realizou esta segunda-feira, fez questão em deixar claro que é intenção desta Direção envolver os jovens imunoalergologistas nos vários grupos de trabalho da SPAIC:
"É intenção desta direção incluir um Jovem Imunoalergologista (JIP) em cada Grupo de Interesse para trabalhar diretamente com o coordenador e o secretário de modo a envolver mais os jovens nestes grupos de trabalho".
Essa já foi, aliás, a estratégia seguida pelo seu antecessor, Luís Delgado, do Centro Hospitalar de São João, que, de acordo com a nova presidente, “estabeleceu uma ligação forte com os grupos de interesse e os jovens imunoalergologistas, chamando-os a colaborar na elaboração dos programas científicos das reuniões e criando programas de formação especiais para jovens”.
Continuar a promover o crescimento da SPAIC
Relevando o profissionalismo e o rigor científico e ético do presidente cessante, Elisa Pedro sublinhou que, na qualidade de vice-presidente, “foram três anos de trabalho em conjunto com o Prof. Luís Delgado”. E recordou a “aposta forte” na promoção da produção científica dos associados da SPAIC e na sua “divulgação na área médica nacional e internacional e também no melhor conhecimento das doenças alérgicas e da Imunoalergologia pelo público em geral”.
Fundada em 10 de julho de 1950, como Sociedade Portuguesa de Alergia, a SPAIC verá consolidado, no próximo triénio, o seu “crescimento e notoriedade”. Esse foi um dos objetivos referidos por Elisa Pedro, frisando que, no fundo, “será a continuação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”.
“A especialidade do futuro”
Na cerimónia de tomada de posse da nova Direção, que decorreu na sede da SPAIC, em Lisboa, e que foi conduzida por Ana Todo-Bom, presidente cessante da Assembleia-Geral, foi também salientada a importância de se continuar a desenvolver um esforço de interligação com outras sociedades nacionais e estrangeiras.
Em declarações à Just News, Elisa Pedro afirmou ser a Imunoalergologia “a especialidade do futuro”, considerando o aumento global das doenças alérgicas, em que o meio ambiente está envolvido, e o facto de percorrerem toda a vida do indivíduo, da infância ao adulto.
Aquela responsável acrescentou que se trata de “doenças multissistémicas, com o envolvimento de vários órgãos”, podendo estar implicados fatores tão diversos como alimentos, medicamentos ou até insetos e que nalguns casos originam um desfecho fatal.
Luís Delgado com a nova Direção da SPAIC: Rodrigo Alves, Pedro Martins, Elisa Pedro, João Fonseca, Manuel Branco Ferreira, Emília Faria e Ana Morête.
Quanto ao futuro, “os progressos que se têm verificado nestes últimos anos fazem antever que vamos assistir ao desenvolvimento de novos fármacos, novas terapêuticas e novas técnicas de diagnóstico”.
Direção e Corpos Sociais da SPAIC
Triénio 2017/2019
DIREÇÃO
Presidente:
Elisa Pedro
Vice-presidentes:
Emília Faria
João Fonseca
Pedro Martins
Secretário-geral: Manuel Branco Ferreira
Secretário-geral adjunto: Ana Morête
Tesoureiro: Rodrigo Alves
MESA da ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Rita Câmara
Vice-presidente: Ângela Gaspar
Secretário: Daniel Oliveira
COMISSÃO VERIFICADORA de CONTAS
António Loureiro
José Alberto Ferreira
Amélia Spínola Santos