Cepheid Talks

Diagnóstico do cancro do pulmão: Lusíadas Porto realizou a primeira ecoendoscopia brônquica

O Hospital Lusíadas Porto realizou, há dias, a primeira ecoendoscopia brônquica, "um importante exame de diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão, que permite melhorar as perspetivas de tratamento para os pacientes", sublinha a unidade.

Este exame de primeira linha permite identificar as lesões com maior rigor e precisão, possibilitando que a equipa médica identifique de forma mais precoce se o paciente é elegível para cirurgia ou se deverá ser encaminhado para radioterapia ou quimioterapia.

O Hospital Lusíadas Porto anuncia ainda ser "a primeira unidade privada a realizar, na região a norte do País, este tipo de exame, minimamente invasivo para o paciente, com elevada segurança e baixa taxa de complicações, para além de ser realizado em regime de ambulatório. Perante este tipo de patologia, quanto mais cedo se diagnosticar, maiores as probabilidades de sucesso do tratamento."

Um diagnóstico "mais correto e célere"

Miguel Guimarães, coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital Lusíadas Porto, salienta que “a ecoendoscopia brônquica muda completamente a forma como se aborda o cancro do pulmão”.

De acordo com o responsável, “estamos a falar de um dos cancros com maior taxa de mortalidade", pelo que este exame assume particular relevância: "Ajuda a um diagnóstico e a um estadiamento mais correto e célere, permite melhorar o tratamento e o prognóstico dos doentes."

A disponibilização deste exame no Hospital Lusíadas Porto aumenta a capacidade de resposta a norte do País. “Agora conseguimos somar os equipamentos de última geração e uma equipa técnica diferenciada e experiente no procedimento à capacidade de fazer esta intervenção com celeridade e segurança para os doentes”, acrescenta o coordenador.



Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda