Cepheid Talks

Obesidade em grávidas no CHSJ aumentou 30% em 10 anos

No espaço de 10 anos, a prevalência da obesidade aumentou 30% nas mulheres que tiveram o parto no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ). O alerta é do diretor deste Serviço, Nuno Montenegro, que considera ser "esta a prova cabal de que é preciso preocuparmo-nos e investirmos na prevenção deste problema de saúde".

O médico abordou o tema na sessão de abertura da Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF), evento que decorreu no último fim de semana, no Porto.



Sob a temática central “Obesidade e Gravidez”, vários especialistas reuniram-se para debater as especificidades de uma doença que, segundo Nuno Montenegro, “é uma epidemia social que afeta a maioria dos países do mundo”.

O médico relembrou que um dos principais fatores de risco de mortalidade materna é a obesidade, daí que no CHSJ se tenham tomado várias medidas nos últimos anos. “Criámos a Consulta de Obstetrícia-Obesidade, além de se ter estabelecido protocolos com outros serviços, como o de Pneumologia e o de Medicina Física e de Reabilitação”, disse.



Nuno Montenegro destacou ainda dois dos trabalhos desenvolvidos no âmbito destes protocolos: a realização de um estudo sobre a síndrome de apneia obstrutiva do sono em grávidas obesas do CHSJ e as classes de exercício monitorizado para o mesmo grupo de mulheres.

Luís Graça, presidente da SPOMMF, chamou a atenção para a importância do tema em debate e anunciou que a Sociedade vai publicar algumas recomendações, sumárias, sobre a imersão na água em trabalho de parto e sobre o parto no domicílio. “Trata-se da opinião dos membros da SPOMMF, são 20 linhas que podem apoiar os clínicos”, informou.


Luís Graça, Nuno Montenegro e José Artur Paiva

José Artur Paiva, diretor clínico do CHSJ, deixou igualmente algumas palavras, enaltecendo a inovação do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e o trabalho conjunto com outras especialidades. “Têm a capacidade de responder às modificações sociais e demográficas com equidade e inclusão.”



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda