Oscar Gaspar é o novo presidente da União Europeia de Hospitalização Privada

Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, foi eleito presidente da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), uma federação que reúne 16 países e representa mais de seis mil hospitais e clínicas privadas na Europa.

A escolha do economista português e ex-secretário de Estado da Saúde foi realizada na assembleia geral eletiva daquela organização europeia, que decorre em Paris.

Oscar Gaspar substitui no cargo o médico francês Paul Garassus, que durante uma década liderou a UEHP e de quem o representante português foi vice-presidente, desde 2021. O mandato à frente da UEHP é de dois anos, mantendo Oscar Gaspar as suas funções de presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).


Oscar Gaspar

Esta federação das associações europeias de hospitalização privada foi constituída em 1991, em Roma, na sequência da fusão de duas associações representativas do setor, cujas origens remontam a 1937.

A missão mantém-se: “promover a qualidade da prestação de cuidados de saúde, focada nos doentes” à escala europeia. Da UEHP fazem parte os seguintes países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça, Áustria, Hungria, Roménia, Grécia, Irlanda, Polónia, Mónaco, Bulgária, Kosovo e Ucrânia.

É a segunda vez que um responsável português é escolhido para liderar a UEHP. Teófilo Leite, que era presidente do conselho de administração do Hospital Privado de Guimarães, liderou a APHP entre 2004 e 2013 e foi presidente da UEHP entre 2011 e 2013, da qual é presidente honorário desde 2014.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda