KRKA

Patologia musculoesquelética: manual apoia os médicos de família no diagnóstico

Foi apresentado esta quinta-feira, no decorrer do XV Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento, o livro “Patologia Músculo-esquelética para Médicos de Família”, escrito por 18 especialistas em Medicina Geral e Familiar, seis fisiatras e seis ortopedistas.

A apresentação esteve a cargo de Nuno Namora e Helena Ribeiro, médicos de família na USF Duovida, em Guimarães, e na USF Novos Rumos, em Vizela.

Helena Ribeiro explicou que o manual, apoiado pela Tecnifar e coordenado por Rui Vaz, assistente hospitalar de Medicina Física e Reabilitação (MFR) no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, tem como principal objetivo apoiar os médicos de família no diagnóstico das patologias musculoesqueléticas.



“Qualquer médico que trabalhe com doentes em regimes mais generalistas, particularmente de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna e de especialidades mais orientadas para a patologia musculoesquelética , sabe que as queixas nesta área são muito frequentes”, afirmou.

A médica destacou a elevada prevalência destas doenças e o seu impacto significativo na morbilidade, "podendo ser uma manifestação de doenças sistémicas, nomeadamente patologias metabólicas, neoplásicas, infeciosas". E lembrou também o seu efeito a nível psicológico, social e laboral.



O projeto nasceu nas I Jornadas de Medicina Física e Reabilitação – Pontes com os Cuidados de Saúde Primários, organizadas pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Alto Ave, que tiveram lugar em novembro de 2014. No evento surgiu a ideia da realização de umas tertúlias sobre patologia musculoesquelética para médicos de família, que decorreram durante mais de um ano e que deram origem ao livro.

O manual, editado em março deste ano, é composto por 13 capítulos, abordando temas como a raquialgia, patologias da anca, do joelho, do ombro, osteoartrose, osteoporose, Medicina Desportiva, paralisia facial periférica, entre outros. É gratuito e em breve estará disponível em formato e-book.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda