Cepheid Talks

Porto acolhe a 1.ª Conferência Ibero-Americana de Saúde Respiratória em Cuidados Primários

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) será parceiro do IPCRG - International Primary Care Respiratory Group na organização da sua 9.ª Conferência Mundial. O evento decorre no Porto, de 30 de maio a 2 de junho de 2018.

De acordo com o coordenador do GRESP, Rui Costa, ser o anfitrião desta importante conferência mundial representa para o Grupo “uma grande honra, confiança e reconhecimento na área das doenças respiratórias nos cuidados de saúde primários, mas também um grande desafio e uma enorme responsabilidade”.



O facto de acontecer em Portugal é, na verdade, “tradutor da vitalidade e do prestígio que o GRESP/APMGF tem granjeado internacionalmente com o trabalho e atividades que têm sido desenvolvidas, ao longo dos últimos 11 anos, em prol da formação contínua e das boas práticas em doenças respiratórias na MGF”.

“A realização deste importante encontro mundial no nosso país vem valorizar o interesse e a qualidade da prestação de cuidados de saúde dos diversos profissionais de saúde portugueses na área respiratória e dar a oportunidade de terem acesso a uma audiência internacional prestigiada e única de palestrantes e líderes de opinião dos CSP”, comenta, acrescentando:

“Por outro lado, podem assistir e receber o conhecimento mais atualizado e baseado na evidência na área dos cuidados respiratórios no âmbito dos CSP e que sejam mais relevantes para a melhoria da qualidade da sua prática clínica diária.”



Programa diversificado

O programa científico, que será baseado em sessões plenárias, debates, sessões interativas e workshops, é “diversificado”, abordando muitos problemas de saúde respiratória que os profissionais de saúde enfrentam diariamente, com vista “ao alargamento de conhecimentos e de competências, à melhoria do atendimento e à obtenção dos melhores resultados junto das pessoas com doenças respiratórias nos cuidados primários”.

“Esperamos que este evento seja um sucesso organizacional e formativo, tenha uma presença recorde de participantes, seja de elevada qualidade, satisfazendo as necessidades formativas, e que supere as expectativas dos diversos profissionais de saúde dos CSP”, menciona.


Rui Costa com Jaime Correia de Sousa, fundador do GRESP e atual presidente do IPCRG

1.ª Conferência Ibero-Americana

O Encontro irá coincidir com o lançamento da 1.ª Conferência Ibero-Americana de Saúde Respiratória em Cuidados Primários, organizada conjuntamente pelo GRESP, IPCRG, GRESP Brasil e GRAP Espanha.

“Este inovador evento decorrerá em simultâneo e em sessões paralelas à Conferência Mundial, apresentadas em língua portuguesa e espanhola e destinadas aos profissionais de saúde ibero-americanos, que esperamos tenham uma grande presença nesta conferência mundial", relata Rui Costa.

O objetivo é que, deste modo, "possamos partilhar a evidência mais recente e as boas práticas em saúde respiratória adaptadas às suas expectativas e realidades”.

“Rede global é determinante”

Questionado sobre a importância das relações internacionais, Rui Costa afirma considerar que “a partilha de experiências, investigação, conhecimento e saberes numa rede global é determinante para o desenvolvimento dos cuidados de saúde em doenças respiratórias prestados à população no âmbito dos cuidados de saúde primários”.

“Ao nível dos CSP, a criação de parcerias e a cooperação em trabalhos de investigação globais são cada vez mais importantes para a evolução do conhecimento. Também é relevante a realização de trabalho conjunto com vista à elaboração de recomendações, de documentos educativos e formativos e para a implementação e disseminação de estratégias universais em doenças respiratórias.”



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda