My Servier

Portugal recebe «os cirurgiões mais importantes da Ginecologia»

"No dia de hoje temos precisamente 1842 participantes inscritos, provenientes de 77 países", afirma Luís Ferreira Vicente, presidente do  31.º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Ginecologia Endoscópica (ESGE), que começa este domingo, em Lisboa, e decorre até dia 5 de outubro.

Em declarações à Just News, fica evidente a satisfação pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos pela Comissão Científica local, que possibilitaram uma enorme adesão:

"Desejávamos ultrapassar os números anteriores de participantes e, por isso, apostámos num programa científico interessante e apelativo." O objetivo foi cumprido com sucesso e "vamos agora receber os cirurgiões mais importantes da Ginecologia".


Luís Ferreira Vicente

Apresentação do filme "Below the belt"

Ao longo de quatro dias são muitos e diversificados os temas a abordar e os pontos de interesse. O evento inclui, por exemplo, uma reunião específica de caráter Ibero-americano, devido às "excelentes relações com os nossos colegas de Espanha e Brasil".

Por outro lado, foi decidido promover uma iniciativa diferente logo na sessão de abertura do congresso e relacionada com a endometriose, "uma doença com que nos deparamos todos os que nos dedicamos à cirurgia minimamente invasiva".

Luís Ferreira Vicente considera que "fazia sentido promover esta iniciativa", que consiste na apresentação de um filme sobre endometriose, o Below the belt.

E adianta que "a realizadora irá dar a conhecer o filme, cuja produtora executiva é a Hillary Clinton", sublinhando o facto de "ambas serem mulheres com endometriose, que promovem a divulgação da doença de forma a que a informação venha a reduzir o atraso no diagnóstico que se continua, infelizmente, a verificar." E essa sensibilização junto dos ginecologistas faz precisamente parte do objetivo.

Plataformas de robótica 

De acordo com o médico, que preside à Secção de Endoscopia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), outro dos destaques prende-se com a cirurgia robótica, "que tem vindo a ser integrada na cirurgia minimamente invasiva, pelo que faz sentido a aposta neste congresso".

Assim, "teremos um curso pré-Congresso de cirurgia robótica, teremos a primeira certificação em robótica pela Sociedade Europeia (GESEA). Durante todo o Congresso vamos promover ainda a interação dos participantes. No total, teremos 6 plataformas, incluindo as novas plataformas da Medtronic e CMR, para além das já conhecidas plataformas DaVinci."



Reconhecimento da Ginecologia portuguesa

Quanto ao facto de Portugal acolher um evento desta relevância, Luís Ferreira Vicente afirma: "Penso que é sinal do reconhecimento que a Ginecologia Portuguesa e os seus profissionais se encontram entre os melhores da Sociedade Europeia. Para isso contribuíram todas as gerações da Secção de Endoscopia da SPG."

E acrescenta: "Sem dúvida de que a Ginecologia Portuguesa sai prestigiada e reconhecida."

Podem ser consultadas mais informações em www.esgecongress.eu





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda