Projeto «Hospital Domicílio Sénior» já está em funcionamento em Leiria
O projeto “Hospital Domicílio Sénior”, uma iniciativa conjunta da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria e do Centro Distrital de Segurança Social, já iniciou as suas atividades. O objetivo é "proporcionar cuidados de saúde de proximidade a idosos, evitando deslocações desnecessárias ao serviço de urgência".
A equipa é composta por profissionais de saúde dos cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários da ULS, bem como por técnicos de saúde e serviço social das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), lares privados e Segurança Social.
De acordo com a ULS, na primeira reunião de trabalho, realizada a 25 de março, foi apresentado o diagnóstico atual e identificadas as principais necessidades do projeto. Foi ainda adiantado que "o grupo de trabalho irá reunir semanalmente para definir o modelo operacional, prevendo-se que o programa entre em funcionamento em breve".
Com este projeto, a ULS da Região de Leiria e o Centro Distrital de Segurança Social visam possibilitar a "criação de uma via de comunicação e triagem entre o serviço de urgência hospitalar e as respostas sociais, como os lares de idosos, permitindo que os utentes sejam tratados preferencialmente no seu domicílio". Com esta abordagem, espera-se "não só melhorar a qualidade dos cuidados prestados, mas também reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência hospitalar".