Cepheid Talks

Psiquiatria do Hospital do Montijo já tem novas instalações

O Hospital do Montijo conta, a partir de hoje, com uma nova área do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. Finalizadas as obras de beneficiação das antigas instalações do Serviço de Medicina Interna, arranca esta semana a atividade de Hospital de Dia de Pedopsiquiatria e de Consulta Externa de Psiquiatria "num espaço totalmente renovado".

De acordo com a unidade hospitalar, o investimento de 250 mil euros permite que este novo espaço esteja dividido em 2 áreas assistenciais. A Consulta Externa de Psiquiatria, que conta com 4 gabinetes de consulta (Médico e Psicologia) e 2 gabinetes de enfermagem, e o Hospital de Dia de Pedopsiquiatria, que tem 4 gabinetes (multidisciplinares), uma sala de atividades, uma copa e um refeitório.



As Consultas Externas de Psiquiatria, "dando continuidade ao que já é realizado", são dirigidas aos utentes dos concelhos do Montijo e de Alcochete.

Quanto ao Hospital de Dia de Pedopsiquiatria, terá como público-alvo os utentes dos quatro concelhos da área de influência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM). Inicialmente será dedicado aos adolescentes, entre os 13 e os 18 anos, começando a atividade dia 5 de agosto.

Saúde Mental Infantojuveni: Uma equipa multidisciplinar 

O Hospital do Montijo aproveita a ocasião para destacar os objetivos da Psiquiatria da Infância e Adolescência: "A promoção da autonomia e individuação; a capacitação para resolução de conflitos e problemas do quotidiano; o treino de competências sociais e a facilitação de reintegração nos diferentes sistemas de vida do jovem, trabalhando em conjunto com as famílias dentro de um setting terapêutico, que integrará uma equipa multidisciplinar."



Esta nova valência será sustentada por uma equipa multidisciplinar vocacionada para a Saúde Mental Infantojuvenil, composta por pedopsiquiatra, Enfermeiro, Psicólogos e Assistente Social, "que irão contribuir para melhorar a prestação de cuidados numa população com grandes vulnerabilidades e risco de descompensação psiquiátrica".

Pretende-se também que esta valência "esteja o mais próximo da comunidade", promovendo-se uma articulação com outras infraestruturas como a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARSLVT), o ACES Arco Ribeirinho, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, etc.

Foi ainda anunciado que o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental visa abrir ainda este ano outra valência, no mesmo espaço, destinada à população adulta num conceito de Hospital de Dia/Área de Dia. 

Ao aproveitar algumas sinergias com o Hospital de Dia de Pedopsiquiatria, perspetiva-se dar resposta a "adultos com perturbações psiquiátricas graves e que requeiram uma continuação de cuidados na comunidade, com vista a manutenção da sua estabilidade clínica e prevenção de recaídas".

Visita institucional precede abertura de portas



Precisamente devido à sua relevância para a população da região, a abertura desta nova valência foi precedida por uma visita, realizada dia 28 de julho, onde estiveram presentes a vice-presidente e o vogal do Conselho Diretivo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Laura Silveira e Nuno Venade.

Nesta ação marcou ainda presença o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, em representação do diretor executivo do ACES Arco Ribeirinho, Luís Hermenegildo, para além do Conselho de Administração e de outros profissionais do CHBM, nomeadamente, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda