Cepheid Talks

Reconstrução mamária: Cirurgiões do CHLO capacitam doentes para participar nas decisões

Informar as mulheres com cancro da mama para que possam participar nas decisões sobre reconstrução mamária é o principal objetivo do livro “Reconstrução Mamária – Manual de Instruções”, lançado a semana passada.

A obra é da autoria de dois cirurgiões plásticos, Rui Bastos, corresponsável pela Consulta de Reconstrução Mamária do Hospital de S. Francisco Xavier – Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (HSFX-CHLO), e de João Tavares, da mesma Consulta. A apresentação teve lugar no hospital.



Perante vários profissionais de saúde e mulheres com cancro da mama, os autores deram a conhecer uma obra que sublinham ser inédita por se focar especificamente na reconstrução mamária.

O objetivo central foi dar a conhecer os pontos mais importantes desta fase da doença para capacitar as mulheres. “A ideia foi mesmo dar informação, que é poder, para que as utentes possam participar, de forma mais esclarecida, nos tratamentos”, referiu Rui Bastos.



"Dar a conhecer o que se faz no SNS"

O especialista relembrou ainda que tudo começou com um desafio da enfermeira Maria do Céu Oliveira Martins, presidente da Unidas para Vencer, uma associação de apoio a mulheres com cancro da mama do CHLO:

“Foi-nos pedido uma atualização de uma brochura que já tinha 14 anos e percebemos que, afinal, tínhamos conteúdo para escrever um livro." Além disso, acrescentou, é “uma forma de dar a conhecer o que se faz no Serviço Nacional de Saúde, porque ainda nos deparamos com muita desinformação”.


João Tavares e Rui Bastos

João Tavares agradeceu, por sua vez, às várias mulheres que deram o seu testemunho para este livro, disponibilizando também fotografias. “Será sem dúvida uma ajuda importante para todas as doentes que vão iniciar o processo de reconstrução mamária.” O médico também salientou a importância de ser mais uma fonte de conhecimento.



"Um bom porto de abrigo"

Quem também marcou presença foi Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. “Se há algo que temos de fazer é reconhecer o bom trabalho dos nossos profissionais do Serviço Nacional de Saúde”, apontou.

Referiu ainda que “estou absolutamente seguro que este livro vai ser um bom porto de abrigo para as mulheres que estão a passar por uma fase de angústia e de ansiedade por causa da mastectomia”.


Francisco Costa Domingues, Maria do Céu D`Oliveira Martins, Vítor Pereira, João Tavares, Luís Pisco, Rita Perez e Rui Bastos

Na apresentação também disseram algumas palavras de agradecimento aos autores Rita Perez, presidente do Conselho de Administração do CHLO, Vítor Pereira, coordenador da Unidade de Senologia do CHLO, Maria do Céu Oliveira Martins, presidente da Unidas para Vencer e Francisco Costa Domingues, diretor do Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética do CHLO.


O livro vai ser distribuído de forma gratuita pelo CHLO às doentes. 


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda