Revista Factores de Risco vai ser lançada com novo conceito
A Revista Factores de Risco vai ser lançada, no próximo dia 28 de março, com um novo conceito, um novo design e novos conteúdos, sob a coordenação editorial da cardiologista Teresa Gomes Mota.
“Fizemos algumas modificações. Uma delas foi a nível do formato, tornando-a mais apelativa. Vai ter mais imagens para que os artigos científicos não se tornem cansativos de ler”, avança à Just News, acrescentando que a publicação estará também disponível em formato digital, através do site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. “Algo que já era possível, mas não de forma tão simples.”A partir de agora a Revista Factores de Risco terá apenas um tema por edição. O pretendido é, de acordo com Teresa Gomes Mota, poder congregar a participação de vários profissionais de saúde e instituições a refletir, ao mesmo tempo, sobre determinada temática.
“A finalidade é, não só ter um maior interesse em termos de formação na área cardiovascular, que é um dos objetivos da revista, mas também fomentar a cooperação e até a possibilidade de intervenção no terreno, ou seja, nos reais problemas que afetam os portugueses”, explica.
“Dieta Mediterrânica – uma herança para o futuro” foi o tema escolhido para o número um da renovada revista, que conta com o apoio editorial da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).
“A dieta mediterrânica é a que tem mais evidência científica como sendo o padrão alimentar mais saudável do mundo e, paralelamente a isto, a dieta mediterrânica portuguesa recebeu, em dezembro de 2013, o reconhecimento, pela UNESCO, de Património Imaterial da Humanidade”, indica. E sublinha: “É o momento certo para falarmos sobre este assunto.”
Além disso, refere, os portugueses estão a afastar-se deste padrão muito saudável e que, até, do ponto de vista agrícola é sustentável. “Temos de tentar inverter esta tendência e recuperar o que mais pudermos da dieta tradicional, que é tão saudável e amiga do ambiente.”
Para terminar, Teresa Gomes Mota conta que além da participação da FPC, o primeiro número vai contar com o interessante contributo de pessoas que fizeram parte desta candidatura portuguesa à UNESCO, um artigo de um grupo da Fundación Dieta Mediterránea, de Barcelona, e uma entrevista com “o mais conceituado nutricionista do mundo”, Walter Willett, o criador da primeira pirâmide mediterrânica.
O lançamento da renovada Revista Factores de Risco terá lugar no Auditório da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, dia 28 de março, pelas 17h00, e conta com a presença de José Silva Cardoso, presidente da Sociedade, e Manuel Carrageta, presidente da FPC.