Cepheid Talks

Risco cardiovascular na diabetes: discutir «um futuro metabólico diferente»

Uma centena de médicos marcou presença na 5.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que se realizou no último sábado.

Em declarações à Just News, o coordenador do núcleo, Estevão Pape, salienta que se tratou de um evento de “alto nível científico, que permitiu debater o presente e o futuro do risco cardiovascular nas pessoas com diabetes”.


Elementos da Comissão Organizadora: Uma equipa que proporcionou a realização de um evento de “alto nível científico"

médico internista do Hospital Garcia de Orta começa por enaltecer a organização da iniciativa, que este ano esteve a cargo do Serviço de Medicina Interna do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures:

“Reconheço o trabalho de elevada qualidade da Comissão Organizadora, sob a coordenação do Dr. Francisco Araújo, que contribuiu para um amplo debate sobre o presente e o futuro das respostas que podemos dar na área do risco cardiovascular em pessoas com diabetes.”



O responsável realça a pertinência da temática, face ao impacto deste tipo de patologias. “A doença cardiovascular interfere sobremaneira na qualidade de vida, aumentando as hospitalizações, mas não só; não nos podemos esquecer que continua a ser a principal causa de mortalidade associada à diabetes”, observa.



Novidades permitem perspetivar “um futuro metabólico diferente"

A reunião deste ano contou ainda com o que Estevão Pape sublinha tratar-se de uma importante novidade. “No final tivemos uma mesa-redonda sobre o que podemos esperar na área do risco cardiovascular na diabetes, com a participação de cinco laboratórios farmacêuticos, que deram a conhecer os estudos que estão a desenvolver”, recordou.


Francisco Araújo (ao centro) com os intervenientes na mesa-redonda onde foi partilhada "a palavra dos departamentos médicos da Indústria Farmacêutica": Francisco Gonçalves (Novo Nordisk), Bruno Almeida (Lilly), Sílvia Alão (MSD), Ana Filipa Penha (Boehringer Ingelheim) e Hugo Martinho (AstraZeneca)


Segundo o coordenador do NEDM, foi um momento que permitiu fazer “um ponto da situação do que existe atualmente em termos de terapêutica e o que se pode esperar do futuro, não apenas para prevenção da doença, mas também em termos de segurança, já que se tratam de fármacos menos hipoglicemiantes”.

Refere ainda que a sessão "O que nos espera na área da diabetes e risco vascular" possibilitou aos médicos ficarem a par das novidades que "permitem perspetivar um futuro metabólico diferente, com menos riscos de acidentes cardiovasculares fatais”.  


Francisco Araújo, Estevão Pape e José Lomelino Araújo, diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital Beatriz Ângelo

Podem ser consultadas mais fotos da Reunião na Galeria de Imagens.



Na próxima edição do Hospital Público poderá ser lida a notícia completa sobre a 5.ª Reunião Temática do NEDM e os estudos que estão a decorrer.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda