Cepheid Talks

Saúde Mental nos cuidados primários: psiquiatras esclarecem quando referenciar

"Saúde Mental nos Cuidados de Saúde Primários" foi o tema escolhido para as VII Jornadas da USF São Martinho de Alcabideche. Dirigido a profissionais de saúde, o evento aborda um tema particularmente relevante, dadas as repercussões da pandemia por covid-19 na área da saúde mental.

Após a sessão de abertura da reunião, a cargo de Ana Paes de Vasconcellos, coordenadora da USF São Martinho de Alcabideche, um conjunto de seis médicos internos de Psiquiatria do Hospital de Cascais irão partilhar as suas perspetivas sobre diferentes problemas.



Ana Paes de Vasconcellos

"Exame do estado mental"

A suplementação alimentar na patologia psiquiátrica, a disfunção sexual e depressão, os psicofármacos e a patologia psicossomática serão alguns dos temas em debate. A primeira intervenção abordará o aspeto da referenciação. 

Intitulada "Entrevista e exame do estado mental", esta sessão procurará precisamente ajudar a esclarecer os profissionais dos cuidados primários sobre os cuidados a ter no processo de reencaminhamento do utente para uma consulta especializada.

O evento, agendado para dia 16 de outubro, decorrerá de forma online, através da plataforma Zoom, entre as 9h e as 13h30. "Em tempos de pandemia, não podemos deixar de promover a formação dos nossos profissionais", sublinha Ana Paes de Vasconcellos.  

O programa pode ser consultado aqui.
As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas aqui. O link de acesso será enviado na véspera do evento.


Elementos da USF São Martinho de Alcabideche (NOTA: foto tirada no início de março, previamente à declaração do estado de emergência em Portugal)

Estas Jornadas da USF São Martinho de Alcabideche fazem parte de um programa de formação, delineado pela unidade em 2015 e implementado ao longo destes 5 anos, beneficiando vários profissionais de saúde, incluindo de outras unidades, mas também os próprios utentes, com a realização de ações de promoção da literacia em saúde. 



Jornal distribuído em todas as unidades de cuidados primários do SNS. Porque as boas práticas merecem uma ampla partilha!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda