KRKA

Serviço de Obstetrícia do CHULN publica livro de protocolos «de âmbito nacional»

“Protocolos de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal” é o nome do livro recentemente publicado pelo Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), sob a coordenação de Luísa Pinto, sua diretora, e de Diogo Ayres de Campos, diretor do Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. 

O obstetra, que lidera a Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, refere que este é um trabalho cujo início remonta a 2018, “quando a equipa começou a reunir protocolos ao nível do Serviço”. A certa altura, ampliaram a sua dimensão:

“Partindo do que já tínhamos, fizemos algumas adaptações no sentido de retirar as especificidades associadas à instituição, tornando o conteúdo passível de ser usado a nível nacional”.


Diogo Ayres de Campos e Luísa Pinto

Para Diogo Ayres de Campos, este livro destaca-se por “ser atualizado, completo, baseado em evidência científica e ter contado com um grande input de outras especialidades que intervêm na área da medicina materna”.

E acrescenta: "Sendo os protocolos multidisciplinares, tornam-se úteis para internos, especialistas, alunos e equipas de enfermagem”.

Luísa Pinto defende precisamente que este livro “é extremamente importante como guia de orientação dos profissionais mais novos, mas também dos mais seniores, permitindo maior coerência e segurança na atuação clínica, o que resulta numa maior confiança às grávidas”.

Na sua ótica, “só é possível fazer este tipo de obras com uma equipa que já tenha muita maturidade” e “apesar de não ter sido linear chegar a algumas conclusões, foi, sem dúvida, um trabalho de crescimento e de respeito interpares, que irá servir muitos profissionais que atuam na área da Obstetrícia”.

O livro foi editado pela Lidel e a distribuição a todos os médicos especialistas e internos de Ginecologia e Obstetrícia nacionais conta com o patrocínio da Gedeon Richter. A obra foi apresentada no decorrer do 6.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, no final de novembro.



A revista de referência da Ginecologia/Obstetrícia portuguesa e dos profissionais dedicados à Saúde da Mulher.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda