KRKA

Tratamento cirúrgico da obesidade: CHTS deu início à Consulta de Avaliação Multidisciplinar

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) deu hoje início à Consulta de Avaliação Multidisciplinar para Tratamento Cirúrgico da Obesidade salientando que, através desta consulta, "os doentes referenciados por esta patologia vão ser admitidos, avaliados, orientados e propostos para tratamento cirúrgico da obesidade".

Em comunicado, recorda-se que "a diabetes, hipertensão, patologia osteoarticular e risco de desenvolver patologia cardiovascular são algumas das complicações causadas pela obesidade que resultam num absentismo laboral elevado e em gastos avultados com medicamentos e consultas".

Em junho deste ano, de acordo com dados da Administração Central do Sistema de Saúde, a nível nacional havia 2176 doentes à espera de cirurgia de obesidade. Só na área de influência do CHTS existem 492 pedidos de avaliação para cirurgia.

A consulta que agora se inicia envolve quatro especialidades: Psiquiatria, Nutrição, Endocrinologia e Cirurgia Geral, "contando também com o apoio de mais duas valências, Gastroenterologia e Imagiologia".


Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS

O CHTS aguarda ainda a atribuição, por parte da Direção-Geral de Saúde, das credenciais para Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade, "estando já em marcha a assinatura de um protocolo de colaboração na área do tratamento cirúrgico da obesidade com o Centro Hospitalar e Universitário de São João, um dos reconhecidos centros cirúrgicos nacionais para tratamento desta patologia".

É também explicado que este protocolo visa "promover a melhoria da qualidade e diferenciação dos serviços prestados aos doentes abrangidos; assegurar resposta às necessidades dos utentes, no que respeita ao acompanhamento desta valência e assegurar o desenvolvimento da capacidade dos profissionais do CHTS para assegurar o funcionamento gradualmente autónomo de uma Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doenças Metabólicas".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda