UHDC realiza rastreios gratuitos aos pulmões

Para assinalar o Dia Mundial do Cancro, a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) promove, no dia 4 de fevereiro, uma campanha de prevenção do cancro do pulmão, com rastreios gratuitos e abertos a toda a população, entre as 9h00 e as 18h00, no Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico da UHDC, em Lisboa.

A campanha de prevenção do cancro do pulmão, promovida pela UHDC, tem o intuito de alertar para a importância do diagnóstico precoce e sensibilizar as pessoas para os efeitos nocivos do tabaco para a saúde. Com os lemas ‘Não Fume! Por si. Pela sua família. Pela sua Saúde e pela dos que o rodeiam’ e ‘O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir’, a campanha da UHDC pretende incentivar as pessoas a adoptarem um estilo de vida saudável e sem tabaco.

A porta-voz da UHDC, Cláudia Costa estende o alerta aos fumadores passivos referindo que “ainda que a probabilidade de cancro do pulmão em fumadores seja 15 vezes superior à dos não fumadores, é importante estar ciente de que o tabagismo passivo assume-se, cada vez mais, como um eminente factor de risco para a saúde".

O tabagismo é o principal factor de risco para o cancro do pulmão, a primeira causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais e a segunda causa de morte por doença oncológica em Portugal. Estima-se que, em Portugal, existe uma incidência de 38 casos de cancro no pulmão por cada 100 mil habitantes.


Sobre a União Humanitária dos Doentes com Cancro

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de Abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a União tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.

A União foi pioneira no nosso país na criação de 4 diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efectivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde. Para mais informações: http://www.doentescomcancro.org/

Imprimir