ULS Nordeste inaugura «instalações modernas» para a Patologia Clínica e a Imuno-hemoterapia
Desde esta segunda-feira que a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza à população uma nova Central de Colheitas de Análises Clínicas na Unidade Hospitalar de Bragança, no novo edifício construído junto ao Serviço de Consulta Externa.
De acordo com a unidade, as instalações agora concluídas acolhem também os laboratórios para recolha e processamento de análises de todo o distrito de Bragança, "permitindo concentrar os Serviços de Patologia Clínica e Imuno-hemoterapia, o que se traduz na melhoria da qualidade de serviços e acesso para os utentes e evolução importante das condições de trabalho para os profissionais".
Proporcionar "um atendimento mais ágil, organizado e eficiente"
Com a entrada em funcionamento do novo espaço, a colheita de análises clínicas na cidade de Bragança passa a ser efetuada em "instalações modernas, confortáveis e acessíveis a todos". Relativamente aos utentes com mobilidade reduzida, passam a ter entrada facilitada até ao parque automóvel junto à Central de Colheitas, "estando garantido um acesso mais seguro e inclusivo aos serviços de saúde".
Salienta a ULS do Nordeste que a nova Central de Colheitas foi estruturada para "dar uma resposta eficiente às necessidades dos utentes, num espaço acolhedor e moderno, com postos de colheita independentes e privativos e cuja implementação de um sistema de gestão de filas de espera proporciona um atendimento mais ágil, organizado e eficiente, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência dos utentes".
No âmbito da integração de cuidados, e com o propósito de "assegurar uma resposta em proximidade às necessidades dos utentes", as marcações das análises são efetuadas nos Centros de Saúde. É também possível efetuar o agendamento na nova Central de Colheitas.
É ainda realçada a implementação de um circuito em sistema de vácuo, que "permite facilitar a circulação de amostras em segurança entre os Serviços Clínicos e o Laboratório, proporcionando um fluxo de trabalho otimizado e resultados mais eficientes".
As novas instalações dos Serviços de Patologia Clínica e Imuno-hemoterapia estão integradas no projeto que contempla ainda o novo Bloco Operatório, uma infraestrutura com tecnologia de ponta e três salas cirúrgicas de última geração, e uma Central de Esterilização, com circuitos de transporte de materiais totalmente independentes, assim como de circulação de pessoas, salvaguardando a segurança necessária inerente a estes processos, que se encontram numa fase avançada de execução.
Trata-se de um investimento global de mais de 3 milhões de euros, financiado em cerca de 2,5 milhões por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.