KRKA

Urologia mais próxima da MGF para melhorar diagnóstico e tratamento

A Urologia em Portugal está de boa saúde, acompanhando os restantes países, segundo Arnaldo Figueiredo, presidente da Associação Portuguesa de Urologia (APU). O responsável realça o trabalho de qualidade dos urologistas portugueses, reconhecido internacionalmente e partilhado com os médicos de MGF, a primeira porta a quem os doentes vão bater.

“Apesar de se viver uma época de contenção de custos, os urologistas portugueses têm à disposição a tecnologia
necessária para dar a melhor qualidade de vida aos doentes.” Numa sociedade cada vez mais envelhecida, devido, sobretudo, ao aumento da esperança média de vida, é “normal” que tenham aumentado os casos de doenças urológicas.

Mas “os portugueses podem estar descansados porque, além da tecnologia mais adequada, os urologistas portugueses são reconhecidos internacionalmente pelo seu trabalho de qualidade”, salienta Arnaldo Figueiredo. Para este especialista, “podemos não ter determinadas tecnologias de ponta devido à crise, mas isso não tem tido implicações no diagnóstico e no tratamento de patologias do foro urológico”.

Reconhece, no entanto, que ainda existem algumas assimetrias regionais em termos de acesso a determinadas tecnologias, embora a especialização do corpo clínico seja de “elevada qualidade, existindo um grande empenho, que se observa também na apresentação de trabalhos científicos portugueses em grandes eventos nacionais e internacionais”.

Apesar de a Urologia se ter destacado, em termos de especialidade, da Cirurgia Geral desde muito cedo, a APU tem apostado na interligação com os cuidados de saúde primários. “Com uma maior incidência da doença urológica, tornou-se fundamental estabelecer uma maior ligação com os médicos de MGF, existindo, desde o ano passado, um protocolo terapêutico para a hiperplasia benigna da próstata”.

Mas a colaboração com os médicos de família não se fica por aqui, como nos explica Arnaldo Figueiredo. “Pontualmente, existem estágios para MF nos serviços de Urologia, contribuindo para a sua formação contínua, mas também para os urologistas aprenderem mais sobre a visão integradora destes colegas.”


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda