«Vê tortas as linhas direitas? Pode ser um sinal de doença grave da retina!»
A propósito do Dia Mundial da Retina, assinalado a 29 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) lançam uma nova campanha de consciencialização sobre a degenerescência macular da idade (DMI), "a principal causa de cegueira prevalente em países desenvolvidos, em particular em pessoas com mais de 60 anos".
"Vê tortas as linhas direitas? Procure o seu médico oftalmologista" é o apelo que se destaca no website www.testeasuavisao.pt, onde todos são convidados a testar a sua visão e a efetuar o rastreio da DMI.
A campanha, que contempla a divulgação de um spot televisivo, que vai ser transmitido a partir de 1 de outubro, visa "alertar os portugueses para o risco de perda de visão causada pela DMI e reforçar a importância do diagnóstico precoce para retardar a progressão da doença".
A iniciativa pretende ainda demonstrar que, "com um simples autoteste, é possível detetar sinais precoces da doença e procurar logo um médico oftalmologista". A campanha conta com o apoio da Bayer, das Farmácias Portuguesas (ANF), da Novartis, da Roche e da Shamir.
Grelha de Amsler
No lançamento da campanha, é também partilhada alguma informação sobre a DMI, nomeadamente, que afeta a mácula, "uma pequena área central da retina responsável pela visão central nítida, essencial para atividades diárias, como ler, conduzir e reconhecer o rosto das pessoas".
Alertando para o facto de que esta condição é responsável por 8,7% de todos os tipos de cegueira no mundo, é também sublinhado que é possível fazer o autorrastreio em casa, utilizando a grelha de Amsler, que está disponível no site www.testeasuavisao.pt".
E em que consiste a grelha de Amsler? "É um teste oftalmológico simples e eficaz que permite detetar alterações na visão, como linhas onduladas, manchas cegas (escotomas) ou áreas de visão borradas, que podem ser sinais iniciais de DMI ou outras condições maculares."
Além da campanha televisiva, a SPO e o GER vão promover outras ações de sensibilização associadas ao Dia Mundial da Retina e ao Dia Mundial da Visão, assinalado a 13 de outubro. Entre elas estão a divulgação de conteúdos nas redes sociais da SPO e do GER, a presença em mupis numa dezena de hospitais e clínicas do país e a presença de materiais digitais e informações dirigidas a utentes de risco nas farmácias.