Jornal do 62º Congresso da SPORL (9 de maio)

“As doenças não têm fronteiras e este Congresso, que reúne Portugal, Galiza e Brasil, é o exemplo de que é preciso partilhar o conhecimento para melhor tratar os doentes.” As palavras são de Artur Condé, presidente do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos, que esteve presente na sessão de abertura do 62.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL).

Na sua intervenção, o responsável realçou ainda o trabalho desenvolvido pelo presidente de honra do evento, o otorrinolaringologista Eurico de Almeida. “É um profissional que muito tem dado à especialidade e um representante da medicina privada, para a qual devemos olhar com outros olhos.”

O presidente da SPORL, Carlos Ribeiro, salientou também o papel de Eurico de Almeida, “que nos incentiva sempre à partilha de conhecimento”. Apontou ainda “a amizade que une a SPORL, a Sociedad Española de Otorrinolaringología y Patología Cérvico-Facial (SEORL), a Sociedad Gallega de Otorrinolaringología y Patología Cérvico-Facial (SGORL) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL).

O presidente de honra, Eurico Almeida, recordou, por sua vez, “o privilégio de trabalhar num hospital nos EUA onde tinha acesso a um laboratório de Otologia e a um centro de cirurgia animal que muito ajudou na prática clínica.” Para terminar, deixou um apelo a todos os profissionais da especialidade: “O mais importante é a paixão que dedicamos ao que fazemos, que nos permite enfrentar as contrariedades com outra alegria.”



Na sessão de abertura também estiveram presentes os presidentes da SEORL, Jose Maria Luis-Carceda, da GORL, Andrés Soto Varela, e da ABORL, Sady Selaimen. Todos sublinharam “o papel determinante da ligação científica e de amizade” que existe entre Portugal, Espanha.

Outros intervenientes na sessão que deu início ao evento foram Maria Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e Rui Cernadas, vice-presidente da ARS Norte.



Podem ser consultadas mais fotos do 62º Congresso da SPORL aqui.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda