Jornal Médico 29 - outubro 2015

Prestar cuidados de proximidade que envolvam a família e a comunidade é o lema da USF Ramada, do ACES Loures/Odivelas. A unidade, tema de reportagem nesta edição do Jornal Médico, surgiu do sonho de uma equipa que acredita no modelo USF e, como abrange uma população muito jovem e multicultural, aposta em determinadas valências, como a Consulta de Terapia Familiar.

“Excelência nos Cuidados, Proximidade na Saúde” é o lema da USF Ramada, no concelho de Odivelas. Situada perto de Lisboa, é uma região com muitos jovens, mas também com uma população mais idosa, com vários problemas socioeconómicos.

A pensar nesta realidade e no facto de a Ramada ser a única freguesia a não ter uma unidade de saúde, Luís Martins e a sua equipa sonharam em criar uma USF. “Viemos todos dos centros de saúde da Póvoa de Santo Adrião, Odivelas e Pontinha e tínhamos em comum o ‘bichinho’ do modelo USF, que permite prestar cuidados de melhor qualidade, com outro tipo de organização”, recorda Luís Martins, o coordenador.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda