Prevenção da zona

A zona, também conhecida por herpes zóster, é uma doença dolorosa e debilitante que afeta cerca de uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. Com o objetivo de informar a população sobre a importância da prevenção desta doença, foi distribuído um jornal informativo aos clientes das parafarmácias dos hipermercados Jumbo, por todo o país. A ação teve o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e do próprio Grupo Auchan (Jumbo).

Foi recentemente lançada, em Portugal, a primeira e única vacina para a prevenção da zona e da nevralgia pós-herpética, que está já disponível nas farmácias, para vacinação de adultos a partir dos 50 anos, numa única administração, mediante prescrição médica.

“Qualquer pessoa que tenha tido varicela, ou seja, mais de 95% da população europeia, está potencialmente em risco, dado que a doença resulta da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zóster), que a maioria das pessoas tem durante a infância”, explica Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda